13/09/2017

Sport faz 3 a 1 na Ponte Preta e fica perto da vaga

 O Sport deu um passo importante na noite desta quarta-feira em busca de um feito histórico entre os times do Nordeste: avançar nas oitavas de final da Sul-Americana. Jogando na Ilha do Retiro, em Recife, o time de Vanderlei Luxemburgo não teve dificuldade para vencer a Ponte Preta por 3 a 1. Como o gol fora de casa é critério de desempate, os pernambucanos abriram uma larga vantagem no primeiro jogo e podem perder por até um gol de diferença em Campinas.

Três gols diante da torcida afasta a crise que rondava o Sport nas últimas semanas. Sem vencer há seis jogos, com dois empates e quatro derrotas, o técnico Vanderlei Luxemburgo sofria com a pressão pelos resultados. Se não bastasse, o time não balançava as redes há quatro jogos, desde o empate por 2 a 2 com o Fluminense na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol nos minutos finais dá a Ponte Preta o ‘direito’ de vencer por 2 a 0 em casa para avançar.

ELA DE NOVO
A bola parada voltou a assombrar os jogadores da Ponte Preta. Contra Botafogo, Atlético-MG e São Paulo, nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, o time de Gilson Kleina sofreu esse tipo de lance. E contra o Sport não foi diferente. Com apenas sete minutos de bola rolando, Mena cobrou um escanteio pela esquerda e Diego Souza subiu sozinho para testar. Aranha conseguiu defender, mas, no rebote, Ronaldo Alves emendou para o fundo das redes.
O gol no primeiro lance do jogo deu a tranquilidade que o Sport precisava para trabalhar a posse de bola. Vanderlei Luxemburgo encurtou o espaço entre as linhas de marcação e a Ponte tinha dificuldade para trocar passes. Com três volantes de ofício no meio campo e sem Emerson Sheik para tentar uma jogada individual, o técnico Gilson Kleina ficava refém das ‘ligações diretas’ entre a defesa e o campo de ataque.
Em um novo escanteio pela esquerda o Sport ampliou a vantagem. Aos 44 minutos, Mena levantou a bola na marca do pênalti e Rithely subiu exatamente entre Naldo e Marllon para testar no cantinho do goleiro Aranha. A Ponte Preta saiu de campo no primeiro sempre sem arriscar nenhuma finalização contra Magrão e o técnico Gilson Kleina desceu para os vestiários conversando com o auxiliar Juninho. Na volta, colocou Renato Cajá no lugar de Élton.

Sport 3 x 1 Ponte Preta - Fotos: Williams Aguiar/Sport Club do Recife
SUFOCO
A mudança era pra dar mais mobilidade ao meio campo, mas não resolveu o problema. Quando tinha a posse de bola a Ponte trocava passes entre os zagueiros, sem nenhuma profundidade, e quanto tinha que marcar sofria para segurar as descidas pela esquerda, nas costas do Nino Paraíba. Com seis minutos, André deixou Diego Souza na cara de Aranha e o meio conseguiu bater em cima do goleiro, na primeira chance clara do segundo tempo.
O Sport teve mais três oportunidades em sequencia de aumentar o placar. Na primeira Rithley achou Raul Prata nas costas da marcação, mas o lateral tentou o drible e acabou desarmado. Pouco tempo depois, em novo contra-ataque, Patrick bateu frente a frente com Aranha e bateu por baixo do goleiro, mas Nino salvou em cima da linha. Por fim, numa finalização de fora da área, a bola desviou em Luan Peres e explodiu na trave.
FINALMENTE
Depois de tanto insistir o Sport finalmente marcou o terceiro gol. Aos 30 minutos, Raul Prata conseguiu aproveitar uma falha da marcação pela direita, dominou e teve tempo para pensar num cruzamento rasteiro para a pequena área. Também livre, André só empurrou para o fundo das redes. Pouco tempo depois a Ponte deu a sua primeira finalização do jogo. Com 37 minutos, Claudininho puxou o contra-ataque e lançou Felipe Saraiva, que tocou de primeira e diminuiu a vantagem pernambucana. Foi seu primeiro gol com o profissional.
PRÓXIMOS JOGOS
No sábado, às 21 horas, a Ponte Preta recebe o Atlético-GO no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, enquanto o Sport viaja até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo na Ilha do Ururu, às 16 horas de domingo, ambos pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Sul-Americana, os dois times voltam a se enfrenta na quarta-feira, dia 20, às 19h15, desta vez em Campinas, no Moisés Lucarelli, no segundo jogo das oitavas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar