24/08/2017

Sporting derrota Steua fora de casa e se classifica à fase de grupos da Champions

Eliminado com apenas uma vitória na última Liga dos Campeões, o Sporting terá a chance de apagar a má impressão na atual temporada. A equipe comandada por Jorge Jesus garantiu uma vaga na fase de grupos da Champions ao golear o FCSB - antigo Steaua Bucareste - por 5 a 1, nesta quarta-feira, fora de casa. Doumbia, Acuña, Gelson Martins, Bas Dost e Battaglia marcaram para os lusos, e o brasileiro Junior Maranhão fez o gol do time romeno, que venceu o torneio europeu em 1986 e foi proibido de usar nome e escudo antigos no começo deste ano.
O Sporting se junta ao atual campeão nacional Benfica e ao Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipe - assim como os outros 31 classsificados - saberá seu caminho na competição na próxima quinta-feira, quando a Uefa realizará o sorteio dos grupos do torneio, em evento em sua sede, em Nyon, na Suíça, às 13h (de Brasília). Na ocasião também será entregue o prêmio de melhor jogador da Europa na última temporada.
Sporting goleia fora de casa e vai à fase de grupos da Liga dos Campeões (Foto: AP )Sporting goleia fora de casa e vai à fase de grupos da Liga dos Campeões (Foto: AP )
Sporting goleia fora de casa e vai à fase de grupos da Liga dos Campeões (Foto: AP )
Apesar de atuar como visitante, o Sporting lançou-se ao ataque no começo da partida e deu muito trabalho à zaga romena, principalmente com jogadas pelas laterais, com a habilidade de Gelson Martins e as chegadas de Fabio Coentrão. Depois de pressionar por mais de 10 minutos, os lusos saíram à frente aos 13, após cobrança de lateral para a área, que foi escorada por Mathieu, desviada por Acuña e empurrada para o fundo das redes por Doumbia – que substituía o artilheiro Bas Dost, deixado no banco por Jorge Jesus.
Precisando virar para ficar com a vaga, o FCSB adiantou sua marcação e deu trabalho para os portugueses na saída de bola. Insegura, a zaga do Sporting começou a dar espaços para as chegadas dos romenos, que chegaram ao empate aos 20, quando o brasileiro Junior Maranhão (ou Morais) iniciou a jogada que foi parar nos pés do capitão Alibec. O atacante deixou para trás Mathieu e bateu cruzado, forçando Rui Patricio a espalmar a bola – e Junior Maranhão reapareceu para bater para o gol.
Os lusos voltaram à carga e tiveram mais chances de estar à frente no placar ainda no primeiro tempo, mas não tiveram a mesma efetividade. Na etapa final, o FCSB adotou postura mais ofensiva, e o Sporting, apesar de não ter recuado, trabalhou menos com a bola nos pés. Mas os portugueses aproveitaram o espaço concedido pelo adversário para ficar em vantagem após um belo lançamento de Bruno Fernandes, aos 15. O goleiro Nita se adiantou e saiu da área para tentar parar o chute de Acuña, mas, depois de desviar a bola com os pés, viu o meia do Sporting pegar a sobra e bater para o gol vazio: 2 a 1.
O técnico Viorel Tanase operou substituições para ir em busca de uma necessária virada, mas um novo contra-ataque praticamente definiu a classificação do Sporting. Gelson Martins chegou com espaço pela direita e, da entrada da área, soltou um chute cruzado que estufou as redes aos 19. Os donos da casa foram para o tudo ou nada, mas não conseguiram trazer perigo diante da tranquilidade do adversário. O Sporting teve mais chances de ampliar o placar com o espaço concedido para os contra-ataques – e transformou a diferença em goleada. Aos 30, Gelson Martins recebeu na entrada da área e viu Bas Dost livre no lado oposto. Então, deu o passe preciso, e o artilheiro completou para o gol. A dois minutos do fim, depois de jogada pela esquerda, Coentrão cruzou na medida para Bas Dost aparecer novamente - o holandês bateu firme e viu o goleiro Nita fazer grande defesa. Mas Battaglia apareceu para pegar o rebote e fechar o placar.

Os outros resultados:

O CSKA Moscou também garantiu um lugar na fase de grupos ao vencer o Young Boys, da Suíça, por 2 a 0. Jogando em casa, a equipe russa construiu o placar com gols de Shchennikov, no fim do primeiro tempo, e Dzagoev, que recebeu passe do brasileiro Vitinho e marcou aos 19 da etapa final. Os russos haviam vencido a primeira partida, fora de casa, por 1 a 0.
Em Praga, o Slavia não conseguiu a vitória necessária e viu o Apoel, do Chipre, se classificar novamente. As duas equipes ficaram no 0 a 0, resultado que favoreceu os cipriotas, que haviam vencido por 2 a 0 no jogo de ida. O Copenhague também foi eliminado como anfitrião, apesar de ter vencido o Karabakh Agdam por 2 a 1. O time do Azerbaijão garantiu a vaga na fase de grupos por ter triunfado na primeira partida por 1 a 0 - sendo beneficiado pelo critério de gols marcados fora de casa.
O Liverpool, por sua vez, conseguiu boa vitória diante do Hoffenheim, em casa, por 4 a 2, e confirmou sua classificação para a fase de grupos. Emre Can (duas vezes), Salah e Roberto Firmino marcaram para os ingleses, e os alemães descontaram com Sandro Wagner e Uth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar