16/01/2017

Wawrinka sofre, mas derrota Klizan na estreia em Melbourne

Único homem a quebrar a hegemonia de Novak Djokovic nas últimas cinco edições do Australian Open, Stan Wawrinka passou sufoco na primeira rodada em Melbourne. Em duelo de cinco sets e 3h15, o número 4 do mundo superou o 34º colocado eslovaco Martin Klizan por 4/6, 6/4, 7/5, 4/6 e 6/4.

Wawrinka já é o terceiro top 10 a precisar de cinco sets para superar a primeira rodada, o que já aconteceu com Marin Cilic e Kei Nishikori. Campeão de 2014 em Melbourne, o suíço agora enfrenta o norte-americano Steve Johnson que marcou 6/3, 6/3 e 6/4 contra o canhoto argentino Federico Delbonis.

Em nenhum momento, Wawrinka teve uma margem confortável na partida e esteve com quebra abaixo nos três sets que venceu. Depois de desperdiçar oito break points entre o sexto e oitavo games do jogo, o suíço perdeu o saque na única vez que foi ameaçado no set inicial.

Klizan esteve perto de abrir dois sets de vantagem quando liderava a segunda parcial por 4/3 e saque, além de ainda não ter sido quebrado no jogo até então, mas o canhoto eslovaco perdeu dois games de serviço consecutivos. O suíço começou o terceiro set perdendo por 2/0, buscou o empate e ainda salvou quatro break points no sétimo game antes de quebrar no fim da parcial

Abusando das deixandinhas e com apenas quatro pontos perdidos no saque, Klizan foi muito sólido no quarto set e aproveitou a terceira chance que teve para empatar o jogo. A situação ficou dramática para o suíço quando ele foi quebrado no sétimo game do último set e via o eslovaco jogar de forma agessiva, mas o campeão de 2014 buscou o empate de imediato e voltaria a quebrar no fim do jogo.

Se Wawrinka lutou por cinco sets, Nick Kyrgios cedeu só cinco games. O cabeça 14 australiano de 21 anos precisou de pouco mais de 1h20 para marcar 6/1, 6/2 e 6/2 contra o português Gastão Elias e garantir o encontro com o italiano Andreas Seppi na segunda rodada. Kyrgios é um possível rival de Wawrinka em eventuais oitavas de final.

Já o cabeça de chave mais próximo do suíço, o 29º pré-classificado sérvio Viktor Troicki bateu o bósnio Damir Dzumhur por 6/4, 6/4, 2/6, 2/6 e 6/3 para enfrentar o italiano Paolo Lorenzi na próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar