30/10/2016

Vitoria de Guimarães vence Rio Ave com três gols de Marega

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Rio Ave por 3-0, numa partida da nona jornada da Primeira Liga decidida por um ‘hat-trick' do atacante maliano Moussa Marega.

O jogador emprestado pelo FC Porto aos minhotos abriu a contagem ainda na primeira parte, logo aos oito minutos, através de grande penalidade, marcando mais dois gols na etapa complementar, que sentenciaram a partida.

Com este triunfo, a equipe orientada por Pedro Martins somou o quinto jogo consecutivo sem perder no campeonato, subindo, à condição, ao europeu quarto lugar, com 17 pontos, sendo que nunca acabará a ronda abaixo do quinto.

Já o Rio Ave, que só pode queixar-se de si próprio por não ter conseguido materializar em golo as reações que esboçou, fez subir para quatro os jogos seguidos sem vencer na prova, mantendo, para já, o sétimo lugar, com 11 pontos.

O desafio começou com um ritmo intenso, impulsionado por uma entrada mais forte dos visitantes, que logo nos primeiros minutos levaram muito perigo à baliza de Cássio.

Logo no primeiro lance na área vila-condense, uma boa jogada de Bruno Gaspar acabou com um corte impetuoso de Roderick, que deixou o lateral direito do Vitória em mau estado, e um livre direto por marcar.

Nuno Almeida mandou jogar, mas dois minutos depois não teve dúvidas ao assinalar uma grande penalidade, num duelo entre Marega e Wakaso.

Apesar dos protestos do banco vila-condense, Marega apontou com sucesso o castigo máximo, embora Cássio ainda tenha adivinhado o lado e quase segurado a bola.

A partida assumiu então contornos mais ‘quentes', com os jogadores a colocarem demasiada impetuosidade na disputa do esférico, numa toada ‘inimiga’ do bom futebol.

Só a partir da meia hora, o Rio Ave conseguiu serenar e esboçar uma reação mais consistente, acercando-se mais vezes da baliza de Douglas.

Rúben Ribeiro, Héldon e Gil Dias mostravam-se os mais inconformados na formação da foz do Ave, perante um Vitória que, apesar de mais recuado, tentava responder em contra-ataque, com Marega e Soares como primeiras referências.

No entanto, foi no período de compensação do primeiro tempo que a formação da casa desperdiçou a sua melhor oportunidade, quando Yazalde, a escassos metros da linha de golo, fez o mais difícil, rematando por cima.

O Rio Ave manteve o ritmo no regresso do descanso, mostrando-se mais ofensivo, perante um Vitória de Guimarães que ia gerindo a magra vantagem e não se mostrava tão contundente a explorar o contra-ataque.

Rúben Ribeiro e Yazalde, num par de remates, mas sem a melhor pontaria, ainda chegaram a ameaçar o empate, mas a reação dos minhotos acabou por se revelar letal.

Aos 68 minutos, num contra-ataque iniciado pelo recém-entrado Tozé, a bola sobrou para Raphinha, que a colocou na cabeça do possante Marega, que superou a marcação e apontou o segundo tento do jogo.

O ‘bis’ de Marega abalou em demasia a formação da casa, que, na ânsia de minimizar os ‘estragos', acabou por subir em demasia, concedendo espaço para que o Vitória aplicasse, aos 83 minutos, a 'estocada final'.

Num contra-ataque esboçado e finalizado pelo ‘inevitável' Marega, a formação orientada por Pedro Martins, que regressou aos Arcos pela primeira vez depois de orientar duas épocas o Rio Ave, desfez todas das dúvidas, e apontou o 3-0 final.

Já nos descontos, o maliano ainda poderia ter chegado ao ‘póquer’, mas, depois de ganhar na dividida com o guarda-redes Cássio, atirou às malhas laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar