06/09/2016

Monfils derrota Pouille e faz semi no US Open

Cinco dias depois de seu 30º aniversário, Gael Monfils comemora a volta à uma semifinal de Grand Slam depois de oito anos. O francês garantiu sua vaga na penúltima rodada do US Open depois de derrotar o jovem compatriota de 22 anos Lucas Pouille por 6/4, 6/3 e 6/3 em 2h01 de partida.

Monfils só havia chegado tão longe em Grand Slam na edição 2008 de Roland Garros, quando tinha apenas 21 anos. Disputando o US Open pela décima vez, ele rompe a barreira das quartas depois de duas derrotas nesta fase em 2010 e 2014.

Atualmente ocupando o 12º lugar no ranking, Monfils já garantiu a volta ao oitavo lugar e fica uma posição abaixo de sua melhor marca, obtida em julho de 2011. Já com 40 vitórias no ano, Monfils também está em posição confortável na corrida para o ATP Finals e passa a ser o quinto que mais pontuou na temporada.

Há possibilidade de um duelo francês na semifinal contra o 11º colocado Jo-Wilfried Tsonga. Eles já se enfrentaram sete vezes, com vantagem de Tsonga por 4 a 3 no retrospecto. Pode acontecer também o encontro com o número 1 do mundo Novak Djokovic, que venceu todos os 12 jogos entre eles.

Ainda sem perder sets no torneio, Monfils teve um ótimo aproveitamento com o saque. Ele sequer enfrentou break points no jogo e perdeu somente seis pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra. Além disso, ele disparou 12 aces e venceu 87% dos pontos jogados em seu saque.

O set inicial teve apenas uma quebra no sétimo game. Já na parcial seguinte, Monfils criou quatro break points nos dois primeiros games de saque do rival e aproveitou uma das chances. Houve breve interrupção por chuva e o fechamento do teto no Arthur Ashe Stadium.

Na volta, Monfils teve um game de saque mais equilibrado, mas saiu de um 40 iguais com dois aces. Logo na sequência, Pouille acumulou erros e perdeu o set numa dupla-falta. A única quebra do terceiro set aconteceu ainda no quarto game e o favorito só perdeu cinco pontos sacando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar