28/08/2016

Sporting vence o Porto de virada e assume a liderança do Português

O Sporting assumiu hoje a liderança isolada da I Liga de futebol com um triunfo suado sobre o FC Porto, por 2-1, num encontro da terceira jornada em que foi obrigado a dar a volta o marcador.
Na maior enchente de sempre no Estádio José Alvalade em jogos oficiais (49.399), o central brasileiro Felipe deu vantagem aos ‘dragões’, logo aos oito minutos, mas ainda durante a primeira parte os ‘leões’ protagonizaram a reviravolta, com golos de Slimani, aos 14, e Gelson Martins, aos 28.

Num jogo muito intenso e por vezes duro (teve um total de nove cartões amarelos), destaque ainda para a estreia do costa-riquenho Joel Campbell no Sporting (entrou no decorrer da segunda parte) e do regresso do espanhol Óliver Torres ao FC Porto (foi lançado após intervalo).

Apesar de ter iniciado mal o ‘clássico’, com muitos passes falhados nas saídas para o ataque, o Sporting acabou por alcançar uma vitória justa perante um FC Porto que, em desvantagem, poucas vezes conseguiu incomodar o guarda-redes Rui Patrício, na primeira derrota da ‘era’ Nuno Espírito Santo.

Este triunfo deixa a formação de Jorge Jesus na frente da I Liga, com três pontos de vantagem sobre o FC Porto e dois sobre Benfica e Sporting de Braga, que seguem empatados na segunda posição.

O jogo de Alvalade poderá também ter marcado o adeus de Slimani ao Sporting, acabando mais uma vez o avançado por ser essencial no triunfo ‘leonino’, não só com o golo marcado mas também pelo trabalho que deu aos centrais rivais.

No meio-campo do Sporting, Adrien acabou por fazer uma segunda parte de grande nível, mas demorou a entrar em jogo e a sua equipa sofreu com isso.

O internacional luso somou inúmeras perdas de bola e passes de falhados nos primeiros minutos, fase em que realmente o FC Porto foi melhor, chegando à área de Rui Patrício com grande facilidade.

Depois de André Silva ter dado sinal logo aos dois minutos, o FC Porto chegou ao golo aos oito, com Layun (rendeu o lesionado Maxi Pereira) a marcar um livre para área, aparecendo Felipe solto entre vários jogadores do Sporting, que demoraram a reagir.

Os lisboetas mostraram-se sobretudo ativos pelo lado esquerdo, com a dupla Zeegelaar-Bruno César, e até reagiram bem ao golo sofrido, refazendo a igualdade aos 14.

Bruno César, de livre direto, acertou no poste e a bola sobrou para Gelson Martins, que dominou – os portistas queixam-se de ter sido com a mão – e atirou para a baliza, mas foi Slimani a confirmar em cima da linha de golo.

Com o passar dos minutos, o Sporting foi crescendo, começou a juntar mais os seus setores e ficou mais compacto, acabando por dar a volta ao marcador aos 26 minutos, de novo com queixas do FC Porto, por suposta mão de Bryan Ruiz.

Depois de um corte defeituoso de Felipe, a bola sobrou para o costa-riquenho (algo apagado), que assistiu Gelson Martins, para um excelente remate de fora da área.

Pouco depois, André André acertou no poste da baliza do Sporting, dando a entender que o FC Porto poderia regressar à partida, algo que acabou por não acontecer. Foi a única oportunidade dos ‘dragões’ até final da partida, tal foi a falta de soluções apresentada na segunda parte.

Também ainda antes do intervalo, Adrien teve possibilidade de reforçar a vantagem do Sporting, mas o pé esquerdo de Casillas não permitiu.

Após o intervalo, Espírito Santo lançou Óliver para o lugar de Corona, mas o FC Porto nunca conseguiu as suas linhas, tal o domínio do Sporting. William podia ter feito o terceiro, mas Casillas voltou a não deixar.

A partir de 65 minutos, o jogo mudou de ritmo, tornando-se mais agressivo e disputado a meio-campo. Por isso mesmo, Jesus, já a ver o encontro da bancada depois de ter sido expulso, fez entrar Joel Campbell e Bruno Paulista, acabando o brasileiro por ser determinante até final.

Paulista juntou-se a William e Adrien no meio e o Sporting montou uma muralha praticamente intransponível.

O técnico do FC Porto ainda apostou primeiro em Depoitre e depois em Adrian, dois avançados, mas as substituições saíram ‘furadas’ e foram ‘presas’ fáceis para os centrais Coates e Rúben Semedo, este com excelente exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar