21/08/2016

Pliskova vence Kerber e conquista o WTA de Cincinnati

Foi por água abaixo a primeira oportunidade de Angelique Kerber “assaltar” o primeiro posto do ranking mundial feminino. A tenista alemã foi este domingo derrotada na final do Western & Southern Open, que tinha de vencer para destronar Serena Williams, e continuará na segunda posição da hierarquia WTA na atualização de segunda-feira.

A viver uma temporada “de sonho” — começou na 10.ª posição, venceu o Australian Open e sagrou-se vice-campeã olímpica no passado fim de semana, tendo entretando chegado ao segundo lugar –, a germânica de 28 anos procurava tornar-se na tenista mais velha da história a chegar ao topo da classificação feminina (Jennifer Capirati conseguiu-o aos 25 anos, mais tarde do que qualquer outra jogadora), mas encontrou uma Karolina Pliskova de regresso à sua melhor forma que a impediu de levar a melhor numa final entre tenistas canhotas.

Com um registo de apenas uma vitória contra 11 derrotas frente a tenistas do top-5 mundial este ano, Karolina Pliskova (17.ª) exibiu-se a um grande nível para derrotar a alemã, por 6-3 e 6-1 em 1h02, e sair de Cincinnati com duas vitórias frente a duas das cinco melhores tenistas da atualidade (derrotou Garbine Muguruza nas meias-finais). A mais experiente das duas irmãs checas torna-se ainda na primeira tenista do seu país a vencer o torneio desde que o mesmo regressou ao circuito, em 2003 — impedindo assim Kerber de melhorar a prestação de 2012, em que a germânica perdeu para Li Na na grande decisão — e na primeira tenista desde Nadia Petrova (21.ª), em 2008, a vencer o evento fora da condição de top-10 mundial.

Numa final em que foi superior do primeiro ao último ponto (venceu os primeiros jogos para desde logo conseguir uma vantagem com duas quebras de serviço), Karolina Pliskova cortou os argumentos a Kerber num dos encontros mais importantes da carreira da germânica. Caso o desfecho tivesse sido outro, a série de 183 semanas consecutivas de Serena Williams na liderança da hierarquia chegaria ao fim e Angelique tornar-se-ia na primeira jogadora da Alemanha a chegar ao primeiro lugar do ranking desde a histórica Steffi Graff, que ainda hoje lidera a tabela de tenistas com mais semanas passadas na posição cimeira, com 377. Atrás, seguem Martina Navratilova (332) e a própria Serena Williams (306).

Com a segunda conquista do ano no que a eventos de singulares diz respeito (já tinha sido campeã na relva de Nottingham), Karolina Pliskova garante uma ascensão de seis posições no ranking, que a colocará no 11.º posto — ela que já foi 7.ª, há precisamente uma temporada. Quanto a Angelique Kerber, continuará a ocupar a segunda posição e tentará, nos courts de Flushing Meadows, superar Serena Williams, que tinha participação prevista em Cincinnati (pediu um wild card depois da derrota nos Jogos Olímpicos) mas desistiu à última hora devido a uma lesão no ombro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar