02/06/2016

Thiem vira sobre Goffin e se garante na semifinal em Roland Garros

A renovação chegou enfim ao top 10 do ranking masculino. Tenista com maior número de vitórias nas quadras de saibro nesta temporada, o austríaco Dominic Thiem, de 22 anos, garantiu vaga na semifinal de Roland Garros nesta quinta-feira, ao virar a partida em cima do também jovem belga David Goffin, de 25, com parciais de 4/6, 7/6 (9-7), 6/4 e 6/1.

Com a maior campanha de sua curta carreira em torneios de Grand Slam, Thiem aparecerá pelo menos no sétimo lugar no ranking da próxima segunda-feira. Para subir um posto a mais, precisará do título e isso significa antes de tudo superar o sérvio Novak Djokovic na semi desta sexta-feira, a quem enfrentará pela terceira vez sem ainda ter sentido o sabor de ganhar um set. Perdeu em Xangai de 2014 e em Miami deste ano na quadra sintética.

Com dois tenistas nada experientes em jogos tão importantes, era de se esperar altos e baixos. Sem falar nas condições de vento, frio de 11 graus e garoa constante. Primeiro set foi assim um festival de cinco quebras. Thiem abriu 4/2 e aí entrou em parafuso, cedendo os seis games seguintes diante de um belga que surpreendeu por mudar a postura e passar a ser mais agressivo.

Com 2/0 no segundo set e saque a favor, Goffin perdeu a primeira grande chance. Mas voltou a ter vantagem com 5/3. Em game muito longo que mostrou um Thiem mais determinado, o belga se perdeu e viu a decisão ir ao tiebreak. Novamente, tensão. Thiem fez 4-1, 5-4 com dois serviços e levou a virada. Goffin não aproveitou set-point e falhou feio nos pontos finais.

A garoa deixou então o jogo bem mais lento. Outra vez, Goffin abriu distância com quebra no game inicial e 4/2. Thiem teve coragem, forçou o jogo e novamente ganhou quatro games seguidos, com partida já chegando a 2h30 de muita ação. Como se esperava, o belga sentiu o baque e perdeu mais cinco games sem saber o que fazer. Debaixo de chuva, Thiem fechou a partida de 2h51.

Esta foi a terceira vitória de Thiem sobre Goffin em sete duelos. O austríaco já tem 41 vitórias na temporada, apenas uma atrás do líder Djokovic, sendo 25 delas sobre o saibro. Nesta superfície, obteve 59 de suas 105 vitórias de primeira linha no circuito. Ele se torna o terceiro tenista de seu país a atingir a semi de Roland Garros, repetindo o bicampeão Thomas Muster e o canhoto Jurgen Melzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar