O teclista norte-americano Bernie Worrell, que se destacou no nascimento e expansão da música funk, faleceu na sexta-feira, aos 72 anos.
O teclista das bandas Parliament e Funkadelic morreu em casa, em Everson, no Estado de Washington, Estados Unidos da América, devido a um cancro.
Nascido em 1944, em Long Branch (Estado de New Jersey), Worrell foi um habitual companheiro de palco do músico George Clinton, e o seu contributo para o desenvolvimento do som funk nos anos 1970 é considerado crucial pelos especialistas do meio musical.
Trabalhou para álbuns como "Maggot Brain" (1971), dos Funkadelic, o "Mothership Connection" (1975), dos Parliament, que aproveitaram a sua mestria nos teclados e o seu interesse em experimentar os sintetizadores.
A sua influência e propostas chegaram à atualidade através da música rap e do R&B.
Nos anos 1980, foi colaborador habitual da banda de new-wave Talking Heads, liderada por David Byrne.
Com essa banda participou, por exemplo, no documentário "Stop Making Sense" (1984), dirigido pelo realizador Jonathan Demme, que também o dirigiu num pequeno papel para o filme "Ricki" (2015) como membro da banda da personagem principal do filme, interpretada pela atriz Meryl Streep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar