09/03/2016

Monteiro vence Arguello e avança em Santiago

O cearense Thiago Monteiro venceu um jogo duríssimo para garantir lugar nas quartas de final do challenger de US$ 50 mil de Santiago, em quadra de saibro. O canhoto de 21 anos e 236º do ranking superou o 141º colocado argentino Facundo Arguello, cabeça 6 do torneio, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (7-5) em 2h31 de disputa.

Monteiro já aparece nesta semana com o melhor ranking, tem apenas 16 pontos para defender até maio e já somou 17 pela campanha até às quartas. A projeção é de que ele estaria provisoriamente no 213º lugar, mas a próxima atualização no ranking só sai depois do Masters 1000 de Indian Wells, que começa nesta quinta-feira.

Na próxima rodada, a ser disputada apenas na sexta-feira, Monteiro enfrenta o vencedor do jogo entre o cabeça 2 e 107º colocado espanhol Roberto Carballes Baena e o 283º colocado argentino Juan Ignacio Londero.

As rápidas condições do saibro chileno possibilitaram um jogo de pontos mais curtos e domínio dos sacadores. Arguello quebrou no sétimo game do primeiro set e Monteiro abriu vantagem no oitavo game da segunda parcial. O último set sequer teve quebras e apenas um break point salvo por Monteiro antes do tiebreak.

Arguello começou à frente no tiebrak final, mas perdeu dois pontos seguidos no saque. Com o empate por 4-4, Monteiro venceu disputa na rede e depois encaixou ótimo saque, ele perdeu um match point em seu serviço, mas contou com erro do rival para vencer.

No mesmo lado da chave estão o 114º colocado paulista Rogério Dutra Silva e o gaúcho Guilherme Clezar, 173º, que duelam nas quartas de final. Clezar venceu três dos cinco jogos anteriores, sendo um desles este ano. Quem vencer, será semifinalista e somará importantes 33 pontos no ranking. Um eventual vice-campeonato rede 55 pontos e o torneio dá 90 pontos ao campeão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar