04/11/2015

Anderson bate Thiem e vai às oitavas em Paris

Considerado um dos grandes sacadores do circuito, o sul-africano Kevin Anderson salvou um match point no 2º set avançou às oitavas de final do Masters 1000 de Paris. Em 2h44, o número 12 do mundo derrotou o jovem austríaco de 22 anos e 19º colocado Dominic Thiem por 6/7 (7-3), 7/6 (7-4) e 7/6 (7-5), chegando à sua quarta vitória em quatro jogos contra o rival. Seu próximo adversário é Rafael Nadal, em jogo marcado para não antes de 17h30 (de Brasília) desta quinta-feira.

Anderson, que passou uma semana no top 10 depois do Masters 1000 de Xangai, tem 10 partidas diante dos 10 melhores do mundo. Na temporada, o sul-africano de 29 anos venceu 3 e perdeu 9 desses jogos. Seu resultado mais expressivo foi a vitória sobre Andy Murray nas oitavas de final do último US Open. O retrospecto contra Nadal é desfavorável, com duas derrotas em dois jogos.

Thiem começou superior e muito firme no saque sem ceder quebras ou mesmo enfrentar break points até chegar ao difícil momento de fechar o jogo, quando permitu a reação do rival.  O 1º set seguiu igual até o tiebreak, até mesmo nos 10 pontos cedidos no saque para cada lado, com Anderson apenas salvando um break point. Mas o sul-africano cometeu uma dupla-falta e um erro não-forçado que foram cruciais.

A vantagem austríaca continuou no começo do segundo set, quando Thiem pôde disputar um break point em segundo serviço do rival e explorou o lado esquerdo de Anderson em uma subida na rede para conseguir sua única quebra na partida. Sacando para o jogo, Thiem perdeu um match point e viu Anderson crescer no jogo. O austríaco ainda teria dificuldades para confirmar o serviço dois games mais tarde, quando reverteu um 0-40 e forçou o tiebreak, mas Anderson levou a melhor no segundo tiebreak. 

O último set seguiu saque a saque por doze games, sem muitas chances de quebra. Thiem salvou um match point jogando agressivo no 4/5, enquanto Anderson evitou a quebra em duas oportunidades no game seguinte. No terceiro tiebreak, o sul-africano foi um pouco mais firme e apesar de ter cometido uma dupla-falta, fez três pontos no saque do austríaco para vencer o jogo.

No outro jogo que complementou a rodada, o francês Jo-Wilfried Tsonga aproveitou o fator casa e o desgaste do espanhol Roberto Bautista Agut, que vinha de duas finais seguidas, para marcar duplo 6/2 em 1h02. O francês, número 10 do mundo, agora enfrenta o quinto colocado Tomas Berdych, contra quem tem 3 vitórias e 6 derrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar