O “intruso” no Big 4 na semifinal do Masters 1000 de Xangai deu o primeiro passo para o terceiro título desse nível na carreira. Diante da boa semana do espanhol Rafael Nadal, o francês Jo-Wilfried Tsonga apostou na agressividade e contou com dois sets muitos bons no serviço para apagar um “pneu” entre eles e alcançar a decisão do torneio, com parciais de 6/4, 0/6 e 7/5, em 2h15.
Em sua quarta decisão de Masters, o número 15 do mundo terá mais um rival do Big 4. Ele aguarda o sérvio Novak Djokovic ou o britânico Andy Murray e tem retrospecto negativo contra ambos: 6-13 com o líder do ranking e 2-12 com o britânico.
Nos últimos 50 Masters 1000, apenas quatro títulos não ficaram com um membro do Big 4 e Tsonga foi um dos “intrusos”, no Canadá-2014. Com os 600 pontos que já garantiu pela decisão, o ex-número 5 voltará ao top 10 na próxima semana, após um ano e dois meses. O título o levará para a 9ª posição. A vitória neste sábado foi apenas a sua 30ª no ano, já que perdeu as 11 primeiras semanas com lesão no braço direito.
Nadal buscava um dos poucos títulos de Masters que não tem no currículo e mostrou mais consistência durante a semana. Depois de ficar sem Grand Slam em uma temporada após 10 anos, ele tem apenas mais uma chance, em Paris, para não ver encerrada a sequência de 10 anos levantando ao menos um troféu de Masters.
O francês fez um primeiro set muito firme, se valendo da agressividade para chegar a 17 winners e cedeu apenas dois pontos com o primeiro serviço. Nadal enfrentou um 15-40 no game inicial e escapou sacando no backhand de Tsonga, que errou as devoluções. A história se repetiu em 2/2, com o canhoto buscando a igualdade após dois saques no backhand.
Porém, no quinto break points da parcial, Nadal sacou no forehand e Tsonga finalmente conseguiu devolver. Uma ótima passada de backhand na paralela colocou o francês em vantagem e em 4/3 foi a sua vez de passar por um 15-40, em que o espanhol não devolveu em condições de entrar no ponto.
No segundo set, as devoluções mais profundas de Nadal lhe proporcionaram um 0-40 e ele aproveitou para abrir 2/0. Tsonga não conseguiu manter o nível do set inicial e somou 21 erros contra somente um do espanhol. Depois da segunda quebra, com uma dupla falta no game mais longo do jogo, o francês praticamente abandonou o set esperando o terceiro.
Logo no terceiro game, Nadal levantou um 0-40, com um winner de forehand depois de dois erros do rival. No momento de definição do confronto, grandes pontos em games delicados deram o tom e o ex-número 1 conseguiu passar da defesa para o ataque muito bem, como quando sacou em 4/4 e 15-30.
Pressionado em 5/5, Nadal cometeu uma dupla falta em 15-15 e perdeu o serviço após Tsonga assumir o risco com um winner de forehand na paralela e dificultar um voleio do espanhol. Tsonga ainda enfrentou 15-30 ao sacar para o jogo e chegou ao match point com um ponto incrível, em que mergulhou em um voleio e Nadal ainda se recuperou, forçando mais um voleio, antes de jogar um forehand na rede no ponto final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar