
O Paraná, enfim, venceu uma partida sob o comando do técnico Fernando Miguel. Após quatro empates consecutivos, o time derrotou o Macaé por 3 a 0, na noite desta sexta-feira (30). A partida, na Vila Capanema, era válida pela 33ª rodada da Série B do Brasileirão.
Além de quebrar a série de empates com Fernando Miguel no comando, o time quebrou outro número crônico. Não fazia mais de um gol em uma partida desde 19 de setembro, quando venceu o Mogi Mirim por 2 a 1 e o técnico ainda era Fernando Diniz. De lá para cá, foram seis jogos. A última vez que o time paranaense fez três gols nesta Série B foi na 21ª rodada, na vitória de 3 a 2 sobre o Santa Cruz.
Com o resultado, o Paraná foi a 43 pontos. Faltando cinco rodadas, o time subiu para o 12º lugar e está com 11 pontos de vantagem sobre o Ceará – que tem 32 abre a zona de rebaixamento. O Macaé ficou em 16º, com 38 pontos.
O Paraná volta a campo no dia 7 de novembro, um sábado, às 17h30. Enfrenta o Náutico, em Recife, pela 34ª rodada da Série B.
Jogo
Armado no 4-2-3-1, com Rafael Costa de meia (e não de volante), o Paraná criou uma chance de gol logo no primeiro minuto – e não fez porque o goleiro, quase caído, salvou com o pé. O que parecia um início de jogo avassalador não se confirmou. O time da casa até controlava o meio-de-campo, mas os erros de passes e a falta de penetração na área atrapalhavam as ações ofensivas – principalmente nos 15 minutos finais da primeira etapa, em que não produziu mais nada.
O primeiro tempo se encerrou com 53% de posse de bola e seis finalizações do Paraná (duas certas), contra uma do Macaé (Marcos pegou). O time da casa saiu de campo sob vaias. “A gente está tentando. Criamos oportunidades. Tem que caprichar um pouco mais”, disse o meia Eder, autor de três finalizações (uma certa e duas para fora).
Para a etapa final, o time ensaiou uma melhora. Aos 5 minutos, o goleiro Rafael impediu duas vezes que Anderson Uchoa marcasse, e depois Carlão perdeu um gol imperdível, na pequena área.
Foi a única chance de gol até os 12 minutos, quando Fernando Miguel ousou e trocou Uchoa, que atuava como lateral, por Lucas Pará, um meia ofensivo canhoto que passou a preencher a lateral-direita. Parecia uma maluquice, mas Lucas Pará marcou 1 a 0, aos 15 minutos, aparecendo como elemento-surpresa na área.
Após o gol, Eder passou para a lateral e Lucas Pará caiu para a meia-ponta. O Macaé, por sua vez, fez três trocas para ficar mais ofensivo e, com isso, passou a rondar a área do time da casa. A partir daí nenhum dos dois times conseguiu produzir muita coisa. Até os 39 minutos, quando Rafael Costa marcou 2 a 0, após jogada tramada com Henrique. Aos 47, Henrique fechou o placar.
No jogo, o time paranaense somou 60% de posse de bola, 91% de eficiência nos passes e 17 finalizações (nove certas), contra quatro (uma certa) do adversário carioca.
FICHA TÉCNICA PARANÁ 3 x 0 MACAÉ
Paraná
Marcos; Anderson Uchoa (Lucas Pará), Luiz Felipe, Luciano Castán e Rafael Carioca; Rafael Costa, Fernandes, Rosinei, Éder e Henrique; Carlão (Jean). Técnico: Fernando Miguel
Macaé
Rafael; Igor Julião, Ramon, Frauches e Diego (Marquinho); Gedeil, Wagner Carioca (Anderson Manga), Juninho e Fernando Neto; Pipico e Anselmo (Aloisio). Técnico: Josué Teixeira
Gols: Lucas Pará (15-2º), Rafael Carioca (39-2º), Henrique (47-2º)
Cartões amarelos: Anselmo, Fernando Neto, Luiz Felipe, Anderson Manga, Frauches
Árbitro: Marcelo Alves dos Santos (MT)
Local: Vila Capanema, sexta-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar