04/09/2015

Tsonga bate Robredo e faz oitava em Nova York

 De um lado, um favorito. Do outro, uma grande surpresa. Um duelo todo francês marca as oitavas de final do US Open depois que Jo-Wilfried Tsonga e Benoit Paire anotaram vitórias em sets diretos na tarde desta sexta-feira em Flushing Meadows. Nos duelos diretos, Tsonga ganhou duas vezes, porém eles não se cruzam desde 2012.

Cabeça 19 do último Grand Slam da temporada, Tsonga só teve um set complicado diante do ucraniano Sergiy Stakhovsky e fechou a classificação com placar de 6/3, 7/5 e 6/2. Paire, ao contrário, tirou mais um favorito. Após ganhar de Kei Nishikori na estreia, ele superou desta vez o espanhol e cabeça 26 Tommy Robredo, com parciais de 7/6 (7-3), 6/1 e 6/1.

O US Open é o único dos Grand Slam em que Tsonga jamais atingiu a semifinal. Aos 30 anos e número 18 do ranking, retardou o início de sua temporada devido a problema no braço e assim marca apenas a 20ª vitória em 31 jogos. Sua maior campanha foi a semi em Roland Garros.

Paire repetiu a vitória sobre Robredo da recente final de Bastad, em julho, que marcou o primeiro e único troféu de ATP do francês, que vive uma temporada de recuperação. No começo do ano, ele chegou a disputar torneios de nível future e depois buscou challengers para reaquirir confiança e ranking. Ele iniciou o calendário fora do top 100 e chegou a cair para o 149º posto em fevereiro. Com os pontos já somados em Nova York, voltará à faixa dos 35 primeiros.

Tsonga marcou sua quinta vitória seguida sobre Stakhovsky. Depois de três ameaças, enfim quebrou o saque do ucraniano no oitavo game, mas precisou evitar um break-point antes de fechar o set. Stakhovsky teve sua chance no segundo game da série seguinte, quando desperdiçou um lance de quebra em game muito longo. Escapou no nono game, mas não evitou a quebra no 11º. Confiante, Tsonga dominou totalmente daí em diante. 

O primeiro set não viu quebras entre Paire e Robredo, mas houve muitos games bem apertados. Robredo salvou um set-point com 4/5, levou ao tiebreak e abriu 3-0. Perdeu então sete pontos consecutivos. Daí em diante caiu demais na parte técnica e física, embora seguisse lutando. O game final foi antológico, com oito break-points não concluídos por parte do espanhol e quatro match-points perdidos do francês, que enfim fechou após 2h05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar