25/08/2015

Bellucci sofre, mas vence Tiafoe e avança em Winston Salem


2015/bellucci/0816_cincy_back_lado_int.jpg

Nos detalhes, Thomaz Bellucci passou pela estreia do ATP 250 de Winston Salem, em quadras duras. O número 1 do Brasil e 30º do mundo precisou de 2h11 para superar a promessa americana de 17 anos Frances Tiafoe, 275º colocado e que havia vencido sua primeira partida em ATP na segunda-feira, por 6/3, 2/6 e 7/6 (7-2).

Nas oitavas de final, Bellucci terá um duelo de canhotos contra o ex-número 1 juvenil Jiri Vesely. O tcheco, 47º do mundo, derrotou Martin Klizan por 6/3 e 6/4. Bellucci e Vesely se enfrentaram duas vezes este ano, com uma vitória para cada lado. Na semana passada, em Cincinnati, o canhoto paulista levou a melhor.

Bellucci oscilou em algumas estatísticas, como 12 aces e 10 duplas-faltas, com 54% de acerto de primeiro saque, vencendo 70% dos pontos nessas condições e 46% com primeiro saque. Ele quebrou apenas três vezes e permitiu quatro quebras ao jovem adversário. O canhoto paulista ainda enfrentou 12 break points.

Mesmo com baixo acerto de saque nos games iniciais da partida -começou com 33% e terminou o 1º set com 58%- Bellucci sequer enfrentou break points no set inaugural. O canhoto paulista cedeu só oito pontos sacando, mas conseguiu uma quebra no oitavo game e confirmou para fechar o primeiro set.

A segunda parcial, entretanto, não foi boa para o número 1 do Brasil. Tiafoe salvou um break point no game inicial e em seguida quebrou pela primeira vez e logo largou com 3/0. Bellucci fez só cinco pontos no serviço do rival em todo o set e voltaria a ser quebrado no último game.

O último set foi de altos e baixos, o brasileiro quebrou rapidamente e largou com 2/0, mas cedeu quatro games seguidos ao americano. Com primeiro saque de 48% e vencendo só 11 pontos dos 26 disputados em segundo saque, Bellucci chegou a enfrentar oito chances de quebra no último set, salvando-se de seis delas.

Perdendo o set por 4/3, o canhoto paulista escapou de 15-40 fazendo um ace em um dos break points e empatou para 4/4. Depois, foi a vez de Tiafoe evitar uma possibilidade de quebra antes de confirmar o saque. A definição ficou para o tiebreak, em que a experiência de Bellucci falou mais alto. Ele venceu cinco pontos seguidos e garantiu a vitória.

A terça-feira em Winston Salem também foi marcada pela reedição da final do ano passado. Mas diferente de 2014, o polonês Jerzy Janowicz levou a melhor contra o tcheco Lukas Rosol e marcou 6/3 e 6/2 em 1h10 de disputa. Janowicz, 61º do ranking e cabeça 16, enfrenta o segundo favorito Kevin Anderson, que venceu o cazaque Mikhail Kukushkin por 4/6, 6/2 e 6/3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar