
O paulista Thomaz Bellucci esteve perto da vaga na semifinal do ATP 250 de Bastad, mas voltou a sofrer virada para o jovem alemão Alexander Zverev. Nesta sexta-feira, o número 1 do Brasil e 41 do mundo teve chances de abrir duas quebras de vantagem no segundo set e viu o rival de 18 anos se recuperar para marcar 5/7, 6/4 e 6/2, em 2h27 de partida.
Há um mês, Zverev já havia superado o canhoto de virada, na grama de Nottingham, com parciais de 6/7 (7-9), 6/3 e 6/4. O ex-número 1 juvenil e atual 123º da ATP alcança a semifinal de um torneio de primeira linha pela segunda vez, um ano depois de surpreender no ATP 500 de Hamburgo.
Com a terceira vitória no saibro sueco, o alemão estaria provisoriamente retornando ao top 100. Ele desafia pela primeira vez o experiente espanhol Tommy Robredo, 21º e cabeça 2, que fez duplo 6/3 no qualifier francês Paul-Henri Mathieu, 121º.
Bellucci segue para o ATP 250 de Gstaad, onde já foi campeão duas vezes e deve ser cabeça de chave 5. O torneio suíço começa na próxima segunda e tem como principal inscrito o belga David Goffin, 14º do mundo.
O alemão começou o jogo sacando mal em um game de 10 minutos, cometeu duas duplas faltas, enfrentou 0-40 e ainda assim saiu na frente. Com mais dois games longos e equilibrados, Zverev conseguiu a quebra e fez 3/0, sendo agressivo do fundo de quadra e atacando até mesmo o forehand do paulista com o backhand cruzado.
Bellucci passou a impor seu jogo nas trocas de bola, com o forehand e abusando de deixadinhas, e se recuperou com três games seguidos. Apesar de apenas 51% de aproveitamento de saque, o canhoto confirmou com tranquilidade a partir do 3/3 e pressionou o rival. No 5/5, o alemão sofreu a quebra decisiva com um lob longo, isolou a bola e recebeu uma advertência.
Ainda muito irritado, Zverev iniciou o segundo set sofrendo uma quebra de zero. Bellucci passou a errar mais, perdeu a vantagem no quarto game, mas voltou a liderar, por 4/2. Diante de 15-40 ao sacar em 2/4, o alemão mostrou frieza e maturidade para manter o serviço, devolver a quebra e salvar mais um break point em 4/4.
Com a situação oposta à do início da segunda parcial, Zverev chegou a vencer sete games seguidos, abriu 3/0 no set decisivo e ainda teve break point para fazer 4/0. Enquanto o alemão sacava e se defendia melhor, Bellucci perdeu a paciência nas trocas de bola e foi quebrado mais uma vez. O alemão não aproveitou a primeira chance de sacar para o jogo, em 5/1, mas na sequência obteve a quebra de zero e fechou a partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar