02/06/2015

Tsonga derrota Nishikori e faz em Paris

O francês Jo-Wilfried Tsonga voltou a surpreender um top 10 em Paris nesta terça-feira em um jogo de altos e baixos e está na semifinal de Roland Garros. O número 14 do mundo aproveitou um início extremamente errático do japonês Kei Nishikori, 5º, freou a reação do rival no final e garantiu a vitória em cinco sets, com parciais de 6/1, 6/4, 4/6, 3/6 e 6/3, em 3h44.

Com o resultado, Tsonga passa a ser o segundo atleta da casa a alcançar a penúltima rodada mais de uma vez. Ele também fez semifinal em 2013, quando caiu diante do espanhol David Ferrer, enquanto Henri Leconte atingiu essa fase em três ocasiões. O último local que levantou o troféu foi Yannick Noah, em 1983.

O francês de 30 anos é o terceiro jogador de seu país com mais vitórias em Grand Slam (89) e o que tem mais semifinais nesses torneios na Era Aberta (6). Por vaga na decisão, Tsonga faz tira-teima com o suíço Stan Wawrinka após seis confrontos. Em Paris, eles se enfrentaram em 2011 e 2012, com uma vitória para cada lado, ambas no 5º set.

Em uma primeira parcial irreconhecível, Nishikori somou 2 winners, 12 erros e não confirmou nenhum game de saque. O francês enfrentou break points em dois games e, apesar de ter sido mais sólido, nem precisou fazer muito em 32 minutos.

Enquanto o japonês tentava se encontrar no segundo set, Tsonga também subiu o nível e se manteve no controle da partida. O francês esteve perto de repetir o placar da primeira parcial, mas o top 5 saiu de 0-40 e diminuiu para 2/5. Então, o jogo foi interrompido por 30 minutos e os atletas até saíram de quadra após um pedaço da estrutura atingir o público na arquibancada.

Nishikori voltou melhor e conseguiu devolver uma das quebras, mas a desvantagem era muito grande para ainda brigar pelo set. O equilíbrio esperado para o confronto finalmente apareceu na terceira parcial, assim como o volume mais alto da torcida. Com muitos winners dos dois lados, os games foram confirmados rapidamente até o 4/4. O japonês salvou três break points no game mais longo da partida e em seguida contou com escolhas erradas de Tsonga para diminuir sua liderança.

O quarto set foi relativamente tranquilo para Nishikori, que aproveitou a única oportunidade de quebra que teve, fez 3/1 e confirmou a vantagem até o fim. A solidez do número 5 do mundo, porém, esbarrou na agressividade de Tsonga no começo da parcial decisiva. Com a torcida empurrando, o ex-top 10 criou break points em dois games seguidos, aproveitou uma chance e abriu 4/1. Ao sacar para a vitória, Tsonga praticamente não precisou jogar pontos até o match point, contando com bons serviços e um erro de devolução do rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar