A sérvia Ana Ivanovic está de volta à semifinal de um Grand Slam. A campeã de Roland Garros em 2008 precisou de 28 tentativas desde então até quebrar o jejum nesta terça-feira. No mesmo palco da maior conquista da carreira, a número 7 do mundo superou a ucraniana Elina Svitolina, 21ª, com parciais de 6/3 e 6/2.
Esse foi o sétimo encontro entre elas e a ucraniana de 20 anos, campeã juvenil em Roland Garros em 2010, ainda não conseguiu bater a ex-número 1. Em busca da terceira final em Paris – também foi vice em 2007 –, Ivanovic vai enfrentar a tcheca Lucie Safarova, 13ª, que marcou 7/6 (7-3) e 6/3 sobre a espanhola Garbiñe Muguruza, 20ª.
Safarova lidera o retrospecto por 5 a 3 e os dois encontros no saibro aconteceram em Roland Garros. Ivanovic marcou 6/1 e 6/2 na campanha de 2008 e a tcheca fez duplo 6/3 há um ano, na terceira rodada.
No duelo entre a experiência da campeã de 2008 e a “novata” na segunda semana de um Slam, Ivanovic soube lidar melhor com o vento e mostrou mais variação. A sérvia, sete anos mais velha que Svitolina, abusou de deixadinhas, quase sempre com sucesso, e foi superior conforme as trocas de bola se alongavam.
Três quebras de saque consecutivas no primeiro set colocaram a ex-número 1 à frente e ela não desperdiçou a vantagem. A ucraniana teve chance de voltar para a parcial no sétimo game, mas Ivanovic salvou um break point e fez 5/2.
As devoluções profundas começaram a minar o segundo serviço de Svitolina na segunda parcial. A sérvia abriu o set com uma quebra e salvou dois break points para confirmar a vantagem, fazendo 2/0. A partir daí, a ucraniana não conseguiu mais ameaçar a rival, voltou a ter o saque quebrado no sétimo game e Ivanovic comemorou a vitória com autoridade após 1h15.
Safarova entra no top 10 e tenta final inédita - Única jogadora que ainda não perdeu sets no torneio, Safarova já pode comemorar a entrada no top 10. A canhota de 28 anos será ao menos a 9ª colocada na próxima semana. A tcheca jogará a semifinal de um Slam pela segunda vez (Wimbledon-2014).
Nesta terça, Safarova e Muguruza fizeram um duelo equilibrado e com golpes muito potentes. Sem quebras, a primeira parcial foi para a tcheca no tiebreak, após 68 minutos, com ótimos backhands na paralela. A espanhola sofreu com o serviço no segundo set, encaixando apenas 40% de primeiro saque, e a quebra decisiva veio no 4/2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar