04/06/2015

Safarova vence Ivanovic e vai à final em Paris

Roland Garros Safarova Ivanovic 2015 semifinal
Lucie Safarova está imparável em Roland Garros. Surpresa da competição, ela ainda não perdeu set algum e chegou à decisão ao passar, nesta quinta-feira, pela nº 7 do mundo, Ana Ivanovic, por 2 a 0, com um duplo 7/5.  Em sua primeira final de Grand Slams, ela é também a primeira tcheca a decidir o título desde 1981, quando Hana Mandlíková foi campeã.
Em onze participações no torneio de Paris, esta é a melhor apresentação em Grand Slams da tenista de 28 anos, que eliminou a atual campeã de Paris, Maria Sharapova. Até então, não havia conseguido nenhum resultado muito expressivo na França, tendo alcançado no máximo as oitavas em 2007 e 2014. Em 2014, chegou às semifinais de Wimblendon.
Ivanovic, campeã de Roland Garros em 2008, chegou para o duelo desta quinta-feira em desvantagem no retrospecto contra a nº 13 do mundo. Até a semifinal, elas haviam se enfrentado oito vezes, com cinco vitórias da tcheca. No saibro, porém, o duelo só tinha ocorrido duas vezes, com um triunfo para cada lado.
Única tenista do torneio que não perdeu nenhum set, Safarova mostrou novamente que vive grande fase. Mesmo sofrendo a quebra logo no primeiro serviço e vendo Ivanovic abrir 3 a 0, a tcheca conseguiu vencer os últimos cinco games da parcial, aproveitando dois breakpoints e fechando em 7/5.
A partida seguia extremamente igual nas estatísticas, mas o segundo set começou melhor para Safarova, que conseguiu uma quebra cedo. Conforme a adversária abria vantagem, a sérvia parecia ficar cada vez mais nervosa.
Mesmo assim, Ivanovic conseguiu bater o saque da rival num último suspiro. Safarova servia para fechar, quando viu a adversári empatar a partida em 5 a 5. O game extremamente disputado, com quatro breakpoints, animou a torcida, que aplaudiu bastante, e fez até Schweinsteiger pular das cadeiras.
O que fez a diferença no final das contas, no entanto, foi o saque forçado da tcheca. Com 7 a 5 nos aces e encaixando muito mais o primeiro serviço. Depois de devolver a quebra sem dificuldades - e jogar um balde de agua fria no ânimo da adversária - a sétima colocada do ranking conseguiu fechar em 7/5.
Na final, Lucie Safarova enfrentará a nº 1 do mundo Serena Williams, que bateu a suíça Timea Bacsinszky, nº 23 do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar