14/06/2015

Nadal vence Troicki e fatura o ATP de Stuttgart


2015/nadal/0613_stuttgart_voleio_int.jpg

Depois de sair do saibro europeu sem uma única conquista, algo que não acontecia há mais de uma década, o espanhol Rafael Nadal se reencontrou com os títulos na quadra de grama. Ele venceu neste domingo seu segundo ATP 250 da temporada, ao derrotar o sérvio Viktor Troicki, por 7/6 (7-1) e 6/3, na decisão de Stuttgart.

Com seu quarto triunfo sobre a grama na carreira, Nadal se fixa como um dos maiores vencedores no piso entre os tenistas em atividade, atrás somente de Roger Federer (14), Lleyton Hewitt (8) e Andy Murray (5). No geral, o canhoto espanhol tem agora 66 troféus na carreira em 95 finais disputadas. Apenas quatro tenistas da Era Profissional venceram mais do que ele: Jimmy Connors (109), Ivan Lend (94), Federer (85) e John McEnroe (77).

Esta foi o primeiro bom resultado de Nadal na grama desde que atingiu a final de Wimbledon de quatro anos atrás. Seu último título havia acontecido no mesmo All England Club da temporada anterior. Ele também ergue um troféu em Stuttgart pela terceira vez, embora as conquistas de 2005 e 2007 tenham sido sobre o saibro.

As quatro vitórias em Stuttgart fazem com que o canhoto espanhol melhore seu rendimento na temporada para 33 triunfos e 10 derrotas. Os 250 pontos somados, no entanto, ainda não são suficientes para tirá-lo do 10º lugar do ranking. Ele subirá seu total para 3.135 e ainda estará 405 atrás do croata Marin Cilic na lista a ser divulgada nesta segunda-feira.  

O duelo contra Troicki, sobre quem tinha 4 a 0 mas não enfrentava há cinco anos, foi bem duro no primeiro set. Os saques imperaram até o tiebreak, mas as poucas chances que apareceram foram em favor do sérvio, que chegou a ter um break-point no segundo game e depois 0-30 num fundamental 10º game. Nadal no entanto manteve-se vivo com ótimos serviços, que também foi arma importante no tie-break.

Troicki foi perdendo a confiança conforme o segundo set avançou. Enquanto o espanhol continuava firme no saque e cada vez mais forte nas devoluções, o sérvio parecia não saber o caminho a tomar. Nadal quebrou logo no quarto game e saltou para 4/1, mantendo a vantagem até o fim e liquidando no terceiro match-point. Ao acertar 75% dos primeiros saques, ganhou no total 78% dos pontos com seu serviço, incluindo 11 aces.

Além de embolsar mais 104 mil euros, o campeão ainda recebeu o tradicional bônus do torneio, um carro esportivo do patrocinador Mercedes Benz.

Os dois seguem agora a grama do torneio de Queen's, em Londres. Na condição de cabeça 5, Rafa estreia contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov, enquanto Troicki aguarda um jogador vindo do qualificatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar