30/05/2015

Wolfsburg vence Borusia Dortmund e conquista Copa da Alemanha

Em sua apresentação, ainda em 2008, Jürgen Klopp prometeu levar o Borussia Dortmund "de volta ao seu lugar" com "um futebol ofensivo e agressivo". Não dá para dizer que ele não entregou isso: mesmo em sua despedida, ainda que não com a mesma intensidade de antes, o time teve lapsos desse estilo, saiu na frente logo no início, mas acabou perdendo por 3 a 1 para o Wolfsburg na final da Copa da Alemanha, neste sábado, no estádio Olímpico, em Berlim.
Foram anos esquecíveis para o torcedor do Dortmund.
O adeus não ficou restrito a Klopp, mas também a Kehl, que se aposenta dos gramados, e Gündogan, que não renovou o seu contrato.
Em uma temporada em que os aurinegros não conseguiram sequer a classificação direta para a Liga Europa, o título da Copa da Alemanha poderia ser uma despedida à altura de tudo que Klopp faturou ao longo de seu reinado.
E dava toda a pinta de que seria assim.
Logo aos cinco minutos, Kagawa cruzou da direita, o brasileiro Naldo falhou e Aubameyang, sozinho, chutou cruzando para abrir o placar. O gabonês chegou ao seu 25º gol em 2015/16. Ele participou ao todo de 36 nos últimos doze meses.
GETTY
Klopp fez a sua despedida do comando do Borussia Dortmund neste sábado
Klopp fez a sua despedida do comando do Dortmund
O Dortmund não poderia ter assegurado melhor substituto para o polonês Lewandowski.
O Wolfsburg tratou de mostrar, no entanto, que também vinha para a briga.
O time, que se sagrou vice-campeão da Bundesliga, quase arrancou o empate em seguida, em combinação de Dost para Perisic que Langerak salvou em excelente defesa.
A pressão era grande e Subotic e companhia não conseguiram segurar. Em forte chute de Naldo em cobrança de falta, Langerak espalmou para o meio da área e o volante Luiz Gustavo, convocado para a Copa América, completou para deixar igual aos 21 minutos.
A virada do Wolfsburg veio pouco depois.
Um dos destaques da temporada no futebol alemão, o belga Kevin De Bruyne arriscou de fora da área com o pé direito, a bola passou entre as pernas de Hummels e Langerak aceitou aos 32 minutos. Mais um na conta impressionante do ex-meio-campista do Chelsea: foram 16 gols e 27 assistências da sensação de 23 anos.
Ele está próximo de renovar o seu contrato até 2020.
Ainda deu tempo do matador holandês Bas Dost aproveitar cruzamento da direita e cabecear para o fundo das redes para ampliar aos 37.
Aubameyang teve a chance de fazer outro em jogada de Kagawa, mas mandou para fora e ficou nisso antes da ida para o intervalo.
Na volta dos vestiários, aos três minutos, em lance de De Bruyne, Caligiuri teve a chance de transformar o resultado em goleada, saiu na cara do gol e desperdiçou oportunidade incrível ao tentar bater no canto. A resposta do Dortmund foi imediata: Kagawa se esticou para esticar para completar cruzamento e viu a bola bater na trave.
Langerak voltou a fazer milagre aos 20, em nova chance de Caligiuri, e praticamente não foi mais exigido até o apito final para a festa do Wolfsburg, que fatura o seu primeiro título da história na competição - finalista em 1995, perdeu de 3 a 0 para o Borussia Mönchengladbach na ocasião.
Com o resultado, o Dortmund terá de passar pela fase de qualificação para chegar à fase de grupos da Liga Europa na próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar