19/04/2015

ABC derrota o América-RN e conquista a Copa RN

O ABC derrotou o América por 2 a 0, na noite desse domingo e conquistou, de forma antecipada, o título do segundo turno do campeonato estadual. Os gols do jogo foram marcados por Kayke e Wellington Bruno, ambos no segundo tempo. O resultado também quebrou o jejum de vitórias abecedistas sobre o Alvirrubro em Estaduais, que não acontecia desde 2012.

O próximo compromisso do ABC na competição vai ser domingo, contra o Globo, no Barrettão. Já o América vai enfrentar o Potiguar, na próxima quarta-feira, em Mossoró, em jogo atrasado da primeira rodada da Copa RN.

Adriano AbreuJogadores do ABC comemoram título da Copa RNJogadores do ABC comemoram título da Copa RN

As suas equipes vão se enfrentar na decisão do Estadual, ainda sem data definida pela Federação Norte-riograndense de Futebol.

O primeiro tempo do clássico foi bastante movimentado, principalmente pelas necessidades dos times dentro do segundo turno do Estadual. Enquanto ao ABC bastava o empate para ser campeão, o América precisava da vitória para seguir com chances de conquistar o título da Copa RN. Com isso, mesmo com seus setores defensivos firmes na partida, as duas equipes tinham, como proposta de jogo, o ataque, usando da velocidade de seus jogadores, principalmente com Émerson, pelo lado americano e Fabinho Alves, pelo Alvinegro.


E as chances foram sendo criadas ao longo do primeiro tempo. As do América surgiram pelos pés de Émerson, que, inspirado, fez duas grandes jogadas pela direita, sempre levando vantagem sobre Reginaldo e Suéliton. Nas duas oportunidades, o atacante rubro cruzou rasteiro, mas, antes que a bola chegasse a Max, a defesa do ABC afastava o perigo.

Foram de Fabinho Alves as principais jogadas de ataque abecedista. Na primeira, ele recebeu na área e chutou. Antes da bola entrar no gol, Judson afastou o perigo. A segunda, ele fez grande jogada pela direita e ao invés de tocar para Kayke, que entrava livre na pequena área, o atacante chutou, para a defesa segura de Busatto. E foi o goleiro americano que impediu o gol do ABC. Kayke tocou para Lima, que da entrada da área, chutou forte e Busatto fez grande defesa, colocando a bola para longe do perigo.

E foi o América quem voltou melhor no segundo tempo. No primeiro minuto, Maguinho chutou forte, de longe, para a grande defesa de Saulo, que colocou a bola para escanteio. Na cobrança de Daniel Costa, Julinho desviou, a bola bateu no travessão e saiu, para alívio do ABC.

O Alvinegro devolveu na mesma moeda. Aos seis minutos, Lima cobrou escanteio, Chiclete cabeceou firme, mas Busatto, atento, fez a defesa para impedir o gol do ABC.

Depois desses lances, o ritmo da partida diminuiu e as duas equipes controlavam o jogo mais no meio de campo, sem criar muitas oportunidades de perigo para os goleiros adversários.

Mas, aos 27 minutos, o ABC chegou ao seu gol. Fabinho Alves disputou a jogada até o fim, dentro da área do América, foi mais rápido que Busatto e tocou para o meio da área, para Kayke, livre, apenas tocar de cabeça para abrir o placar e marcar seu 12º gol no campeonato, sendo o artilheiro da competição.

Capitão Leandro Amaro comemora título com a torcida - Foto:Adriano Abreu

A situação poderia voltar a igualdade aos 30 minutos, depois que Saulo derrubou Max dentro da área, cometendo pênalti. O camisa 9 americano foi para cobrança, mas o goleiro do ABC se redimiu do erro e defendeu a penalidade.

E o goleiro abecedista foi se transformando no destaque do time no fim da partida. Aos 35 minutos, a bola acabou sobrando para Daniel Costa, dentro da área e o meio campo americano aproveitou e chutou forte. No reflexo, Saulo fez grande defesa.

Tentando empatar a partida, o técnico americano, Roberto Fernandes, colocou os atacantes Adriano Pardal e Gláucio, para dar mais força ao seu ataque, mas os jogadores pouco acrescentaram no jogo, sem conseguir criar nenhuma chance clara de gol.

Já as modificações de Josué Teixeira surtiram o efeito desejado no ABC. Aos 40 minutos, Wellington Bruno, que tinha entrado no lugar de Chiclete, dominou na entrada da área e chutou forte, com categoria, para ampliar o marcador e dar números finais ao clássico.

"Difícil é você conseguir convencer o grupo. Quando você consegue isso, passa a verdade, as coisas ficam mais fáceis. Esse grupo é diferente. Aqui tem qualidade, só precisávamos ajustar algumas coisas na parte tática, que conseguimos", afirmou o técnico do ABC, Josué Teixeira, que chegou ao clube no segundo turno e levantou sua primeira taça pelo clube.

Ficha técnica ABC 2 X 0 AMÉRICA-RN


ABC: Saulo; Reginaldo, Suéliton, Leandro Amaro e Lima; Fábio Bahia, Michel (Marcel) e Erivélton (Neto Coruja); Chiclete (Wellington Bruno), Fabinho Alves e Kayke.
Técnico: Josué Teixeira.

América:
 Busatto; Diogo (Gláucio), Flávio Boaventura, Zé Antônio Potiguar (Cléber) e Julinho; Judson, Maguinho, Daniel Costa e Cascata (Adriano Pardal); Émerson e Max. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Arena das Dunas, Natal/RN
Data: 19.04.15
Árbitro: Dewson Fernando F. da Silva (PA).
Público: 10.887 torcedores.
Renda: R$ 251.375,00
GOLS: ABC: Kayke, aos 27´ e Wellington Bruno, aos 40´do 2º T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar