20/03/2015

Raonic derrota Nadal e avança à semifinal na Califórnia


2015/raonic/0320_iw_saque_int.jpg

Em tarde inspirada, Milos Raonic quebrou mais uma barreira em sua trajetória no circuito. Em seu sexto encontro diante de Rafael Nadal, o canadense finalmente saiu de quadra vitorioso. Mas para isso, o jogador de 24 anos teve de salvar três match points e virar o jogo, anotando 4/6, 7/6 (12-10) e 7/5 em 2h58 para avançar às semifinais em Indian Wells.

Depois de quebrar o tabu contra Nadal, Raonic não terá muito tempo para comemorar a vitória. Já neste sábado, ele tem pela frente Roger Federer, a quem derrotou apenas uma vez em nove confrontos. E caso queira conquistar seu primeiro título de Masters 1000 terá que superar Andy Murray ou Novak Djokovic, que estão do outro lado da chave, no próximo domingo.

A vitória de Raonic, aliás, impediu que os quatro grandes nomes da atualidade se encontrassem nas semifinais de um torneio. Cena frequente no final da década passada e inicio da atual, Djokovic, Federer, Nadal e Murray não chegam juntos à penúltima rodada de um torneio desde o Australian Open de 2012.

Além de apostar em devoluções agressivas contra Raonic e capitalizar ao máximo os pontos jogados no segundo serviço do canadense, Nadal iniciou o jogo efetivo em seus games de saque. Sem enfrentar nenhuma chance de quebra no 1º set, o espanhol cedeu apenas 4 pontos em seu serviço e conquistou a quebra logo no terceiro game.

Depois de deixar escapar cinco oportuidades de quebra durante o segundo set, Nadal sacou pressionado no décimo game, salvou um set point com ace e contou com a colaboração de Raonic em outro. No tiebreak, Nadal teve três match points, mas não conseguiu aproveitá-los. Enquanto Raonic contou com um ótimo saque e acertou um smash do fundo da quadra para salvar dois deles, o espanhol errou uma devolução de segundo saque no terceiro.

No terceiro set, Raonic enfrentou apenas uma chance de quebra mas fechou a porta com um de seus 18 aces na partida. Quando um novo tiebreak ficava cada vez mais próximo, o canadense conseguiu sua única quebra na partida no decisivo 11º game e teve muita personalidade na hora de sacar para o jogo.

Nadal e Raonic fizeram um daqueles curiosos jogos em que o perdedor vence mais pontos que o vencedor, foram 116 a 106 para o espanhol. Raonic, além de liderar a contagem de aces por 18 a 7, também conseguiu mais winners, 48 contra 25 de Nadal, mas cometeu 59 erros não-forçados contra 22 do adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar