02/06/2014

Monfils vence espanhol e vai às 4ªs em Paris

Último francês restante na chave principal de simples em Roland Garros, Gael Monfils manteve vivas as esperanças da torcida local em ver um jogador da casa voltar a vencer o torneio. Nesta segunda feira, Monfils, cabeça de chave 23, superou o espanhol Guillermo Garcia Lopez, 41º do ranking, em sets diretos com parciais de 6/0, 6/2 e 7/5 em exatas duas horas de partida.

Esta será a quarta vez que Monfils fica entre os oito melhores colocados no Grand Slam francês, a última havia sido há três anos. Sua melhor campanha no torneio foi em 2008, quando atingiu às semifinais parando diante de Roger Federer, em quatro sets.  O jejum de títulos franceses vem desde 1983, ano em que Yannick Noah conquistou seu único troféu no saibro parisiense.

O primeiro set teve domínio total de Monfils que fez 6/0 em apenas 22 minutos, cedendo somente sete pontos ao rival, sendo apenas dois em seus games de saque. A segunda parcial parecia tomar rumo diferente quando Monfils se viu obrigado a salvar break points ainda no segundo game, mas após o susto, o jogador da casa obteve uma quebra e seguiu controlando o jogo, fechando o set por 6/2 em 32 minutos.

A partida caminhava para uma vitória fácil de Monfils quando ele obteve uma quebra no início do terceiro set e liderava por 2/1. O francês, entretanto, permitiu a reação de Garcia Lopez e acabou perdendo o saque por duas vezes seguidas. Monfils devolveu a quebra no sétimo game e conseguiu manter o serviço no importante décimo game mesmo fazendo duas duplas-faltas quando sacava em 4/5. Foi o suficiente para que a torcida francesa passasse a empurrar o tenista da casa e guiá-lo para a vitória.

Monfils aguarda o vencedor do jogo entre o britânico Andy Murray, sétimo cabeça de chave, e o espanhol Fernando Verdasco, cabeça 24. Murray venceu três dos cinco encontros contra Monfils, a quem não enfrenta desde 2010. No saibro, o confronto está empatado com uma vitória para cada lado. Diante de Verdasco, o francês está invicto em três jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar