30/05/2014

Djokovic sofre, mas vence Cilic e avança às oitavas em Paris

O sérvio Novak Djokovic perdeu seu primeiro set na edição 2014 de Roland Garros, mas jamais esteve em risco. Avançou para as oitavas de final ao derrotar o 'freguês' Marin Cilic, croata que já figurou no top 10 do ranking, ao anotar as parciais de 6/3, 6/2, 6/7 (2-7) e 6/4, gastando 3h11. 

Seu adversário de domingo sairá do duelo de mais tarde entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o polonês Jerzy Janowicz. Ele tem 11 a 5 contra Tsonga, tendo vencido as nove últimas e as duas feitas no saibro. Contra o polonês, atual 23º do ranking, jamais jogou. 

Assim como havia feito na partida anterior contra Jeremy Chardy, Djokovic aumentou sua invencibilidade contra Cilic, que chega agora a nove vitórias seguidas. Eles no entanto jamais havia se cruzado sobre quadras de saibro. O sérvio tem também 9 a 0 sobre o francês Gael Monfils e 10 a 0 sobre o italiano Andreas Seppi.

Este é o quinto ano consecutivo em que o número 2 do ranking atinge as oitavas de final em Paris. Sua maior campanha foi o vice de 2012, quando parou diante do espanhol Rafael Nadal no quinto set. Se repetir essa campanha, irá recuperar a liderança do ranking internacional, já que somaria pontos por ter perdido na semi do ano passado.

O duelo contra Cilic foi tranquilo. Nos dois primeiro sets, Djokovic conseguiu quebras prematuras e isso facilitou muito sua tarefa. Errou apenas seis golpes na primeira série e outros sete na segunda, com uma extraordinária capacidade de trocar a direção da bola para todos os lados, adicionando deixadinhas mortais. 

Mais consistente, o croata equilibrou mais no terceiro set e chegou a ter 4/2, num raro momento de desconcentração do adversário. Nole não deu tempo para Cilic se empolgar, recuperou a quebra e empatou no oitavo game. Chegou a salvar um set-point no 5/6, levou ao tiebreak e então viveu seu pior momento na partida, sendo totalmente dominado.

No quarto set, Djokovic retomou o domínio no duelo de fundo de quadra, marcado por potentes golpes e muita correria. Abriu 4/1 e poderia ter feito o quinto ponto, mas ao contrário foi Cilic quem recuperou a quebra e diminuiu para 3/4. Ainda resistiu dois games, mas acabou perdendo o serviço no décimo game com dupla falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar