30/03/2014

Napoli vence Juventus e se firma na zona de classificação para a Champions

O Napoli conseguiu uma grande vitória diante da sua torcida ao derrotar a líder Juventus por 2 a 0 neste domingo, no choque mais aguardado da 31ª rodada do Campeonato Italiano, e consolidou o terceiro lugar, que dá direito a uma vaga na Champions.

De quebra, o time napolitano conseguiu acabar com uma invencibilidade de 22 jogos da 'Velha Senhora' na competição. O time de Turim só havia perdido uma vez nesta temporada no 'Calcio', para a Fiorentina (4-2), em outubro.

O time comandado pelo técnico espanhol Rafael Benítez também deu o troco da derrota por 3 a 0 que sofreu para a 'Juve' no primeiro turno.

Apesar do tropeço, o atual bicampeão segue com vantagem confortável na liderança, com 81 pontos, 11 a mais do que a Roma (2º) que te um jogo a menos e mais cedo superou o vice-lanterna Sassuolo fora de casa por 2 a 0, e 17 sobre o adversário do dia.

Empurrado pela sua fanática torcida no estádio San Paolo, o Napoli partiu para cima logo nos primeiros minutos de jogo, obrigando o goleiro Gianluigi a fazer defesas milagrosas, em chutes de Higuaín aos 7 e Hamsik aos 10 minutos de jogo

De tanto pressionar, os anfitriões saíram na frente aos 37, quando o espanhol José Maria Callejón se adiantou à marcação de Asamoah para completar para as redes um longo cruzamento da esquerda de Lorenzo Insigne.

A Juve estava com um a menos no momento do gol, já que o zagueiro Giorgio Chiellini estava sendo atendido na beira do gramado.

O belga Dries Mertens ampliou aos 36 com um golaço. O meia recebeu um lançamento preciso do macedônio Goran Pandev na entrada da área, dominou no peito no meio de três adversários e fuzilou Buffon com um lindo disparo cruzado de direita.

Mais cedo no estádio Mapei de Reggio Emilia, Mattia Destro abriu o placar para a Roma aos 16 minutos de jogo, após receber um bom lançamento de Radja Nainggolan. O atacante de 23 anos já soma dez gols no campeonato apesar de ter começado sua temporada apenas em dezembro por causa de lesões.

No último lance da partida, o brasileiro Michel Bastos, que foi lateral-esquerdo titular de Dunga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, selou o resultado num belo contra-ataque.

Pouco depois do primeiro gol da Roma, o jogo foi marcado por um lance inusitado.

O árbitro Nicola Rizzoli, que representará a Itália na Copa do Mundo no Brasil, marcou um pênalti a favor do Sassuolo, mas voltou atrás da sua decisão depois de cinco minutos de interrupção após o próprio jogador que foi vítima da suposta falta ter admitido ter "escorregado".

O juiz tinha apitado a penalidade máxima para seguir a orientação do seu auxiliar, em lance duvidoso do zagueiro marroquino Mehdi Benatia com Nicola Sansone na área.

"O arbitro perguntou a Sansone o que tinha acontecido e ele reconheceu ter escorregado, mas também ter sido puxado por mim pela camisa. Depois disso, o juiz resolveu não marcar mais o pênalti", disse o zagueiro marroquino Benatia em entrevista à televisão italiana Sky Sports depois da partida.

Em outra partida disputada neste domingo, a Fiorentina (4º) ficou no 0 a 0 com a Sampdoria (12º) e corre o risco de ver a Inter (5º) encostar a um ponto se vencer o Livorno (18º) nesta segunda-feira.

Já a Lazio (8º) ficou a três pontos do time 'nerazzurro', que ocupa a última posição classificatória para a Liga Europa, ao superar outro adversário direto, o Parma (6º), por 3 a 2, graças a um gol marcado por Candreva nos acréscimos.

O veterano alemão Miroslav Klose também deixou a sua marca. O atacante, que marcou 13 gols em Copas do Mundo tentará no Brasil superar a marca de Ronaldo 'Fenômeno' (14) para se tornar o artilheiro absoluto da competição.

Outro veterano brilhou neste domingo, o italiano Luca Toni, de 36 anos, que marcou dois gols na vitória por 3 a 0 do Verona (9º) sobre o Genoa (13º).

No sábado, Kaká balançou as redes duas vezes na sua 300ª partida com a camisa do Milan (10º), na vitória por 3 a 0 do time 'rossonero' sobre o Chievo (16º).

Houve outro gol brasileiro, marcado por Nenê, do Cagliari (15º), que não evitou a derrota por 2 a 1 do seu time contra o Torino (11º) em Turim.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar