31/01/2014

Uberlândia derrota Leones de Ponce em estreia na Liga das Americas

Se pelo NBB-6 o Uberlândia ainda não conseguiu uma boa sequência de vitórias, a chance de consegui-la está na Liga das Américas. Em Montevideo (URU), o time brasileiro derrotou o Leones de Ponce (Porto Rico) por 85 a 81. O ala/pivô Cipolini – nome que tem sido comum na lista de grandes atuações do clube mineiro – com duplo-duplo (22 pontos e 12 rebotes), e Robert Day, também com 22 pontos, comandaram o time uberlandense, que enfrentou um adversário com cinco norte-americanos. Um deles, inclusive, acumula jogos pela NBA.
No primeiro tempo, o time mineiro comandou as ações do jogo e chegou a ter boa diferença de pontos. No entanto, os porto-riquenhos apertaram na marcação, forçaram o erro dos brasileiros e encostou no placar. O último quarto foi disputado ponto a ponto, e graças às mãos calibradas de Helinho, que saiu do banco para fazer nove pontos nos minutos finais, o Uberlândia conseguiu sair de quadra com o resultado. 
Na próxima rodada, já nesta sexta-feira, o Uberlândia volta à quadra para enfrentar o Aguada (Uruguai), donos da casa, às 22h15. O Leones de Ponce joga às 20h, também em Montevideo, contra o Lanus (Argentina).
01
O JOGO
Os brasileiros começaram tomando a iniciativa do jogo. Assim como no NBB-6, as penetrações do ala/pivô Lucas Cipolini e os arremessos de fora de Robert Day foram a principal arma da equipe. No clube de Porto Rico, que conta com cinco norte-americanos, o time era liderado pelo ex-jogador da NBA, Walter Sharpe e armador Garcia. No primeiro quarto, somado aos erros de ataque do adversário, o conjunto do Uberlândia levou a melhor. Robert Day com 15 pontos e Valtinho com seis assistências foram os destaques. O time brasileiro fez 32 a 18 no primeiro quarto. 
A defesa do Uberlândia piorou. O time de Porto Rico ficou na dependência de Garcia e do ala Emory, que entrou no decorrer do jogo e contribuiu até o início do segundo quarto com seis pontos e dois rebotes. Fazendo rodízio, o técnico do Uberlândia, João Batista Guia, colocou em quadra o armador Helinho, e o pivô Kurtz, nos lugares de Valtinho e Léo. Na metade do segundo quarto, o ala/armador McCants entrou no jogo, na vaga do ala Audrei, assim como o ala/pivô Leandro. Os erros do Uberlândia aumentaram e a vantagem da equipe brasileira diminuiu para quatro pontos: 44 a 40 . Day foi o destaque do Uberlândia com 20 pontos e quatro assistências. No Leonce, destaque para Emory e Garcia.
Armador, Helinho, Uberlândia, basquete, Liga das Américas (Foto: Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)Armador, Helinho fez nove pontos em dois minutos (Foto: Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)
Quem voltou bem para o segundo tempo foi o ala/armador do Uberlândia McCants. Com uma cesta de três e outra de dois, o norte-americano dividia a preocupação da forte marcação do adversário em Robert Day e Cipolini. Porém, o Leones de Ponce não deixava o time mineiro respirar e com boas infiltrações do ala Rosário não deixava o Uberlândia se distanciar. McCants continuou sendo o nome da equipe brasileiro no terceiro quarto. O ex-jogador da NBA terminou a etapa com 11 pontos e sete rebotes. No clube de Porto Rico, o pivô Griffin fez um bom quarto na defesa, e conseguiu deixar o pivô Léo pendurado com faltas. Fim de quarto, Uberlândia se manteve a frente apesar da forte marcação do time de Porto Rico: 64 a 59.
O último quarto prometia mais equilíbrio. E não começou da forma que o Uberlândia quis. O pivô Léo, forte na defesa, foi excluído com cinco faltas. A equipe brasileira sentiu e pela primeira vez no jogo, o adversário passou a frente no placar. A disputa era ponto a ponto. A cada ataque, os clubes se revezaram na frente do marcador. Melhor para o Uberlândia, que errou menos no último quarto, e com a ajuda do armador Helinho, que fez nove pontos nos últimos dois minutos, venceu por 85 a 81 e estreou com vitória na Liga das Américas.
GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar