23/08/2013

Bahia vence a Portuguesa no Canindé e abre boa vantagem para o jogo de volta

Com um gol salvador de Obina aos 45 minutos da segunda etapa, o Bahia bateu a Portuguesa por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, 22, e abriu boa vantagem na Copa Sul-Americana. No jogo da volta, o Esquadrão pode até perder por 1 a 0 ou empatar que garante a vaga na próxima fase do torneio.
O primeiro gol do tricolor saiu no fim da etapa inicial com Wallyson. A Lusa empatou no começo do segundo tempo com Carlos Alberto. Mas o Bahia seguiu no ataque e sacramentou o triunfo fora de casa, encerrando a fase de quatro jogos sem vencer.
Os dois times vão se encontrar na próxima quarta, 28, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Antes disso, as equipes voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Há quatro jogos sem vencer, o tricolor recebe o lanterna Náutico no domingo, 25, às 16h. Já a Lusa vai a Belo Horizonte medir forças com o Atlético-MG, no mesmo dia e horário, para tentar se reabilitar e sair da zona da degola.
O jogo
Em dois tempos totalmente distintos, Bahia e Portuguesa fizeram um primeiro tempo tão frio quanto a noite paulista nesta quinta. Com os três volantes reservas em campo, o tricolor criou poucas jogadas de perigo nos minutos iniciais.
Por outro lado, mesmo jogando em casa, a Portuguesa também pouco incomodava Marcelo Lomba, que foi acionado pela primeira vez somente 14 minutos, em cruzamento de bola parada de Correa, que o arqueiro subiu para segurar.
Sem muito poder ofensivo, o Bahia chegava ao ataque em algumas incursões de Raul e jogadas individuais de Wallyson, ambos pela esquerda - nas costas de Correa. A Lusa chegou a acertar o travessão de Lomba em um tiro de Cañete, mas parou por aí.
Mas aos 41 minutos, Wallyson recebeu passe de Feijão na entrada da área, puxou a perna direita e bateu colocado para abrir o placar no Canindé.
No segundo tempo, Freddy Adu e Jussandro deram mais velocidade ao time tricolor, enquanto o técnico Guto Ferreira sacou o lateral Magal (ex-Bahia) e mandou a campo mais um atacante. E após boa jogada de Cañete e defesa de Marcelo Lomba, Carlos Alberto pegou a sobre empatou a partida aos 14 minutos.
Renegado decisivo
Nas últimas partidas pelo Brasileirão, Obina vinha sendo a terceira opção para o comando de ataque do Bahia. Com a boa fase de Fernandão e Souza recuperado de lesão, o centroavante atuou somente três partidas no campeonato, mas começou a partida desta quinta como titular.
Em algumas jogadas trabalhadas por Wallyson e Raul, conseguiu finalizar poucas vezes para o gol, fazendo a torcida sentir falta do artilheiro Fernandão.
Mas quando o empate já parecia certo e vantajoso para o Esquadrão, aos 45 minutos da segunda etapa, ele marcou de cabeça o gol que definiu o triunfo do time fora de casa, depois de quatro derrotas consecutivas.
Wallyson, que havia marcado o primeiro gol, levantou a bola em cobrança de falta e Obina subiu mais que a zaga para mandar para o gol e anotar o segundo tento do Bahia, aém de encerrar o jejum de vitórias e, de quebra, abrir boa vantagem para o jogo de volta na competição.

Ficha técnica - Portuguesa 1x2 Bahia - Partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Hora: 21h50
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Kléber Lúcio Gil (SC)
Gols: Wallyson (aos 41' do primeiro tempo) e Obina (aos 45' do segundo tempo) para o Bahia; Carlos Alberto (aos 14' do segundo tempo) para a Portuguesa
Cartões amarelos: Anderson Talisca e Lucas Fonseca (Bahia); Cañete e Renan (Portuguesa)
Portuguesa: Glédson; Correa, Lima, Diego Augusto e Magal (Bergson); Willian Arão (Aurélio), Carlos Alberto, Renan, Cañete e Jean Mota; Bruno Moraes (Neilson). Técnico: Guto Ferreira.
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul (Jussandro); Feijão, Rafael Miranda, Diones e Anderson Talisca (Freddy Adu); Wallyson e Fernandão. Técnico: Cristóvão Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar