Forlán cumprimenta Willians, que fez um belo gol Foto: Itamar Aguiar / Futura Press
O Internacional está a um passo de ser o campeão gaúcho de 2013. Afinal, neste domingo, o time colorado mostrou superioridade para vencer o Veranópolis por 1 a 0 e avançou para a final da Taça Farroupilha, o segundo turno do estadual. Como já foi campeão do primeiro turno, o Inter precisa apenas bater o Juventude para conquistar o Gaúcho. Se perder, ainda terá que disputar uma nova decisão, de novo contra o time de Caxias.
O Internacional foi para o jogo com um ritmo intenso, pressionou a saída de bola do Veranópolis e criou seguidas chances de gol no começo. O goleiro João Ricardo brilhou ao evitar gols de Willians, D'Alessandro e Forlán, após bons chutes de fora da área. Porém, ele foi superado aos 25min, quando Willians resolveu arriscar de longe mais uma vez e abriu o placar para o time colorado.
O Veranópolis até mostrou esforço para reagir, mas faltou qualidade no setor ofensivo para isso. Já o Inter passou a ter mais dificuldades para superar a defesa adversária e só levou perigo em uma jogada aérea, em que Juan cabeceou para fora por pouco, aos 42min.
No segundo tempo, o Inter mais uma vez mostrou disposição e rapidamente criou - e desperdiçou - mais chances de gols. Aos 5min, Fred recebeu a bola sozinho na área, mas chutou para fora. Logo depois, foi a vez de Forlán ser lançado de frente para João Ricardo, que conseguiu evitar o gol do uruguaio de novo.
Quando o Veranópolis enfim ameaçava reagir, com perigosas finalizações de Ednei e Itaqui, uma expulsão acabou com qualquer chance de empate: Edson Borges fez falta dura em Damião e recebeu o cartão vermelho.
Com um a mais, ficou fácil para o Inter avançar a marcação de novo e pressionar o Veranópolis, que mostrou raça na defesa, mas não conseguiu sair para o ataque. Em uma rara chegada, Ednei chutou com efeito de fora da área, mas Muriel conseguiu pular bem para defender e evitar um surpreendente empate. 

Terra