26/02/2013

Na Coreia do Norte, Dennis Rodman quebra tensão com "diplomacia do basquete"


Duas semanas depois de a Coreia do Norte realizar teste nuclear, em uma clara provocação à ONU e aos Estados Unidos, o país asiático vai receber “diplomatas do basquete” para quebrar a tensão entre os países. Dennis Rodman, cinco vezes campeão da NBA e conhecido por sua irreverência, desembarcou em Pyongyang nesta terça-feira para realizar acampamento com crianças e partida de exibição ao lado de membros do famoso time Harlem Globetrotters.
Rodman realiza a visita acompanhado de membros da revista Vice e uma equipe de televisão – um programa sobre a viagem será exibido pelo canal HBO em breve. A expectativa é engatar uma “diplomacia do basquete”, incluindo um convite para o líder máximo norte-coreano, Kim Jong Un, reconhecidamente fã da modalidade.
A presença de Dennis Rodman na Coreia do Norte é um acontecimento ao qual os moradores locais não estão acostumados. Em um país no qual homens não podem deixar a barba crescer e onde têm manual de vestimenta e comportamento extremamente rígidos, o ex-jogador da NBA desembarcou com calça azul brilhante e camiseta de marca, ostentando tatuagens pelo corpo todo e três piercings no rosto.
“Eles não deveriam se assustar com alguns piercings”, minimizou Rodman, que aos 51 anos afirmou que não tem o objetivo de arrumar encrenca, uma constante em sua conturbada carreira como jogador. Apesar de ter a diplomacia como objetivo, a viagem não contou com ajuda ou participação do governo americano, apontou uma fonte que pediu para não ter o nome revelado. Os Estados Unidos não vetam viagens privadas para a Coreia do Norte.
“Nós usamos o basquete como ferramenta para construir amarras culturais, construir pontes entre os países”, disse Buckets Blakes, um dos membros do Harlem Globetrotters. A medida conta com apoio de Kim Jong Un, que determinou como foco de seu governo o incentivo à tecnologia e ao esporte desde que assumiu o poder, em dezembro de 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong Il

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar