27/05/2017

Tsonga vence Berdych e conquista o ATP de Lyon



Mesmo sem campanhas de destaque em torneios grandes, Jo-Wilfried Tsonga já pode comemorar uma das melhores temporadas da carreira. Neste sábado, ele conquistou o terceiro título do ano ao derrotar o tcheco Tomas Berdych por 7/6 (7-2) e 7/5 na final do ATP 250 de Lyon.

Este é o 15º título da carreira de Tsonga, que este ano já havia sido campeão em Marselha e Roterdã. A única vez em que o francês havia vencido três torneios na mesma temporada foi em 2009, quando ele ganhou em Tóquio, Marselha e Joanesburgo.

Tsonga também comemora seu primeiro título em quadras de saibro, piso em que jamais havia disputado uma final de ATP, e também ergueu o sétimo título em solo francês.

Ex-top 5 e atual 13º do ranking, o francês de 32 anos ganhará duas posições na próxima atualização da lista. Já na corrida por uma vaga no ATP Finals, ele salta do 11º para o oitavo lugar entre os que mais pontuaram na temporada. 

Por sua vez, Berdych segue com treze títulos em agora 31 finais disputadas. O tcheco de 31 anos tentava seu terceiro título em quadras de saibro na carreira, sendo o primeiro desde 2009, em Munique. Número 14 do mundo, Berdych já esteve entre os quatro primeiros e ainda lidera o histórico contra Tsonga, agora por 8 a 5, mas perdeu os dois últimos embates.

Os dois 'trintões' agora seguem para a disputa de Roland Garros. Berdych etreia contra o alemão Jan-Lennard Stuff, enquanto Tsonga encara o argentino Renzo Olivo. Tanto o tcheco quanto o francês já disputaram uma final de Grand Slam e lutam por uma conquista inédita em um dos quatro maiores torneios do calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar