23/10/2016

Vitoria de Guimarães vence Estoril e entra na zona de classificação para Liga Europa

O Vitória de Guimarães entrou hoje em zona europeia, ao vencer o Estoril-Praia, por 2-0, com gols dos futebolistas Tiquinho Soares e Raphinha, em jogo da oitava jornada da Primeira Liga.

Os três pontos averbados colocam os vimaranenses no quarto posto do campeonato, com 14 pontos, em igualdade com o Chaves, que defronta esta segunda-feira o Sporting de Braga, agora sexto, com 12.

O Estoril-Praia nunca incomodou verdadeiramente o Vitória de Guimarães, equipa que se apresentou com uma excelente intensidade de jogo, que se traduziu por um lado numa maior posse de bola e por outro num melhor aproveitamento das transições entre linhas. Em suma: gols.

Ainda antes do jogo começar uma forte chuvada caiu sobre o relvado do Estádio António Coimbra da Mota fazendo temer o pior. Quis a meteorologia que durasse apenas alguns minutos, permitindo que o encontro se realizasse sem outros sustos durante 90 minutos.

Os vimaranenses entraram melhor no encontro, com mais intensidade, mais posse de bola e facilmente construíam ações de ataque. Tiquinho Soares inaugurou o marcador, aos 12 minutos, na sequência de um cruzamento de Gaspar pela direita. Já antes, aos três, Marega tinha rematado ao poste direito da baliza ?canarinha' depois de corte mal feito pelo guarda-redes Moreira.

O Estoril-Praia, que hoje alinhou de cor-de-rosa na sequência da campanha "Marca um golo na luta contra o cancro" (onde por cada golo marcado a SAD ?canarinha' doa 250 euros para a Liga Portuguesa contra o cancro), apenas ia incomodando o adversário através de lances de bola parada, mas nunca conseguiu tirar proveito disso para chegar ao golo.

Ao invés, os comandados de Pedro Martins não fizeram o 2-0, aos 19 minutos, por uma unha negra. Hurtado cobrou a falta, a defesa do Estoril aliviou num primeiro tempo, o médio recuperou e entregou para Tiquinho Soares na área, mas Moreira salvou com a barriga. Na recarga Tiquinho rematou para fora.

Na segunda parte Fabiano Soares colocou em campo Kléber e retirou Paulo Henrique, o que representou mais poder de fogo, mas o problema mantinha-se: as transições defesa/ataque era demasiado lenta e facilmente anulada pelos vimaranenses.

Ao invés, o Vitória de Guimarães manteve os olhos postos na baliza de Moreira e, aos 73 minutos, Raphinha fez o 2-0, após cruzamento de João Aurélio, que tinha entrado para o lugar de Hurtado. Aos 56, Soares ainda introduziu a bola na baliza estorilista, mas Paulo Henrique estava em posição irregular, na zona de ação da bola, e o árbitro Carlos Xistra anulou prontamente o lance.

Até o final o domínio do Vitória de Guimarães manteve-se apenas ?salpicado' por remates sem importância do Estoril-Praia, exceto o que Bruno Gomes, aos 80, onde o guarda-redes Douglas puxou dos galões e manteve a sua baliza sem sofrer golos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar