As duas jogadoras holandesas que decidiram o título feminino de simples do tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos do Rio são velhas conhecidas. A líder do ranking Jiske Griffioen, de 31 anos, enfrentou a canhota de 26 anos Aniek van Koot pela 38ª vez e conseguiu a 25ª vitória sobre a compatriota ao marcar 3/6, 6/1 e 6/4.
Esta é a quarta medalha paralímpica de Griffioen, que tem um bronze em simples de 2012, além de uma prata e um bronze em duplas em 2008 e 2012. Já Van Koot fica com a segunda prata consecutiva em simples e tem mais uma em duplas. As duas ainda tentam o ouro nas duplas juntas nesta sexta-feira, em nova final holandesa contra Marjolein Buis e Diede de Groot.
Van Koot começou melhor a final desta quinta-feira e abriu 3/0 com duas quebras. Mesmo permitindo breve reação da rival, a canhota continuou à frente do placar. Griffioen salvou set point com ace de segundo saque, mas não resistiu a um winner de devolução no ponto seguinte.
Depois de ser quebrada em quatro dos cinco games de serviço no set inicial, Griffioen foi mais firme no saque. Ela fez 6/1 no 2º set, em que Van Koot errou duas devoluções no único game que teve break point e contou com duplas-faltas da rival para abrir 5/1 no terceiro. Depois de perder três games, a líder do ranking fechou o jogo com nova quebra.
A japonesa Yui Kamiji ficou com a medalha de bronze ao derrotar a jovem holandesa de 19 anos Diede de Groot por duplo 6/3. Com o resultado, Kamiji se tornou a terceira medalhista de fora da Holanda na história do tênis feminino paralímpico, disputado desde 1988. Ela se junta à australiana Daniela Di Toro e à francesa Florence Gravellier, que foram bronze em 2004 e 2008.
Os medalhistas de simples no Quad foram conhecidos na quarta-feira. O australiano Dylan Alcott, que já havia vencido o torneio de duplas, levou seu segundo ouro ao derrotar o britânico Andy Lapthorne na final 6/3 e 6/4. O bronze ficou com o norte-americano David Wagner que derrotou o sul-africano Lucas Sithole por 1/6, 6/2 e 7/5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar