09/07/2016

Sérvia e Croácia garantem presença na chave masculina do basquete no Rio

As seleções masculinas de basquete de Sérvia e Croácia comemoraram neste sábado a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. As equipes bateram Porto Rico e Itália, respectivamente, nas finais dos Pré-Olímpicos Mundiais disputados em Belgrado e Turim, juntando-se a outros nove países já garantidos na competição. A última vaga será definida no confronto entre França e Canadá, neste domingo, às 10h (de Brasília), em Manila, na decisão do torneio com sede das Filipinas.
Sérvia comemora a conquista da vaga para os Jogos do Rio (Foto: Getty Images)Sérvia comemora a conquista da vaga para os Jogos do Rio (Foto: Getty Images)
Depois da definição do último classificado, será feito um sorteio incluindo o campeão das Filipinas, Sérvia e Croácia para saber em que grupo eles cairão nos Jogos do Rio. O Brasil terá um dos três pela frente na primeira fase no Grupo B. Os outros dois vão para o A, que tem os Estados Unidos como cabeça de chave.

A Sérvia não teve dificuldades na final do Pré-Olímpico Mundial em Belgrado. Em casa, no confronto com Porto Rico, rapidamente abriu vantagem, dominando completamente o rival com um massacre por 108 a 77, com 26 pontos de Bogdan Bogdanovic. Os dois times já haviam se enfrentado na primeira fase da competição, com os sérvios vencendo por 87 a 81.

Na campanha para conquistar a vaga, a Sérvia ainda venceu Angola, na primeira fase, e a República Tcheca na semifinal. Os sérvios foram algozes do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014.
Croácia Pré-Olímpico basquete (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)Croácia comemora a vitória sobre a Itália na final (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)
No Pré-Olímpico Mundial disputado em Turim, a final foi bem mais equilibrada e decidida apenas na prorrogação. A Croácia conseguiu superar a anfitriã Itália por 84 a 78, com 26 pontos de Bojan Bogdanovic, que joga no Brooklyn Nets, da NBA. Ainda contou com um duplo-duplo de Dario Saric, que deve fazer sua estreia pelo Philadelphia 76rs nesta temporada, com 18 pontos e 13 rebotes.

Apesar de ter um forte time, a Croácia havia perdido para a Itália na fase de classificação. Depois superou na semifinal a Grécia, que conta com Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, uma das estrelas da nova geração da NBA.

Sérvia e Croácia se juntam a Estados Unidos, Austrália, China, Venezuela, Espanha, Lituânia, Brasil, Argentina e Nigéria no grupo de seleções já classificadas para os Jogos do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar