17/07/2016

América-PE vence Galícia-BA conta com tropeço do Sousa-PA e avança na Série D

Na noite deste domingo, o América-PE garantiu sua classificação à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, após vencer o Galícia, em casa, por 2 a 1, e contar com tropeço do Sousa diante do Globo – empate em 1 a 1, fora. A partida foi válida pela sexta e última rodada, da primeira fase da competição.
Após 21 anos fora de competições nacionais, o Esmeraldino viu o caminho da sua classificação ser construído, após abrir 2 a 0, com Iranilson e Fernandinho, mas levou um susto ao ver o Galícia diminuir com Felipe e pressionar em busca do empate. O time pernambucano, agora, enfrenta o Altos-PI pela Segunda Fase, cujo principal jogador é Carlinhos Bala, velho conhecido da torcida americana e Pernambucana. Na próxima fase, o América-PE vai encarar o Altos-PI, dono da melhor campanha entre os 68 clubes com 16 pontos.

América-PE faz sua parte e avança na Série D (Foto: Divulgação / América-PE)
América-PE faz sua parte e avança na Série D (Foto: Divulgação / América-PE)
O JOGO
O América começou a partida determinado a buscar sua classificação e pressionou o Galícia nos primeiros minutos de jogo. A pressão deu resultado e a vaga parecia vir de forma tranquila, com dois gols marcados nos primeiros quinze minutos.
Aos oito minutos, Iranilson saiu da defesa e aproveitou um buraco na zaga granadeira para abrir o placar em favor do time Recifense.
Em seguida, aos 11, Messinho recebeu boa bola na área e foi derrubado: pênalti. Um minuto depois, Fernandinho foi para a cobrança e mandou a bola para o fundo das redes baianas, ampliando o marcador.
Após fazer o segundo tento, porém, o que se viu foi um relaxamento do Alviverde e o crescimento do Galícia dentro da partida, a qual parecia, aos poucos, criar contornos dramáticos.
Nos quinze minutos seguintes, o América contou com a grande noite do goleiro Geaze para não ter a meta vazada e o escore reduzido. Aos 32, devido ao disparo de um disjuntor, o jogo foi paralisado por vinte minutos até o restabelecimento das condições normais de iluminação. Poderia ser a oportunidade a qual a torcida americana esperava para esfriar o jogo e cessar a pressão do Galícia, mas não foi.
PARTIDA RECOMEÇOU QUENTE 
Logo quando a partida recomeçou, Lucas sofreu pênalti cometido por Márcio e deu a bola para Filipe cobrar. O Camisa 11 não perdoou e diminuiu o placar aos 34 minutos. Com o gol sofrido, o Periquito fechou-se ainda mais em sua defesa e administrou a vitória parcial até o fim da primeira etapa.
Na volta do intervalo, via-se apenas a pressão do Galícia em busca do gol de empate e de uma despedida com mais dignidade da Série D – o time baiano foi eliminado da competição com apenas uma vitória, sobre o Globo-RN, por 1 a 0, nenhum empate e cinco derrotas.
O Mequinha, por sua vez, raramente buscava o campo de ataque, mas conseguiu levar perigo aos 31 minutos, quando Gutierre defendeu boa finalização de Branquinho, após ele passar por dois zagueiros em jogada individual.
O tiro de misericórdia para a classificação veio aos 47 minutos, quando Geaze fez uma defesa monumental, a queima-roupa, e garantiu o resultado. Nos três minutos finais, após o Galícia desperdiçar dois escanteios, restou ao América apenas tocar a bola e administrar a contagem final, levando jogadores e torcedores presentes no estádio ao delírio após o fim do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar