27/12/2015

Kansas City Chiefs vence Cleveland Browns e se garante nos playoffs da NFL

Na tarde deste domingo, durante a rodada 16 da NFL, o Kansas City Chiefs confirmou a sua vaga aos playoffs e o Carolina Panthers, o último invicto, foi derrotado . O Kansas, time do único brasileiro da NFL, Cairo Santos, festejou a classificação antecipada na AFC com a vitória por 17 a 13 sobre o Cleveland Browns e com a derrota do Pittsburgh Steelers para o Baltimore Ravens. Já o Panthers viu a campanha 100% (14 vitórias) e a invencibilidade de 18 partidas (incluindo os quatro triunfos da temporada de 2014) serem dinamitadas após a derrota fora de casa, por 20 a 13, para o Atlanta Falcons. 

O Kansas City Chiefs obteve a sua nona vitória seguida na Divisão Oeste da AFC. Com isso, foi para 10 vitórias e 5 derrotas e, favorecido por ter melhor campanha contra os dois rivais de pisão que poderiam superá-lo (Jets e Steelers), assegurou ao menos uma das vagas para a repescagem. 

Apesar do triunfo, o Kansas fez seu jogo mais fraco desde a sua reação fantástica a partir da sexta rodada. Todos os seus pontos foram anotados no primeiro tempo, ninguém correu para 100 jardas e nenhum recebedor passou das 50. O quarterback Alex Smith passou para apenas 125 passes, mas ao menos acertou dois passes para TD (e teve uma interceptação). Cairo Santos, entrou pouco em campo, mas acertou tudo o que tentou: dois extra-points e um field goal de 40 jardas.

Quem também encerrou a rodada com 10 vitórias e 5 derrotas na AFC foi o New York Jets. O triunfo foi muito relevante: em casa, por 26 a 20, sobre o New England Patriots, na prorrogação (após empate em 20 a 20). 

Com Tom Brady pouco inspirado, o New England demorou para se encontrar em campo. Mas o Jets cometeu dois erros. O primeiro quando vencia por 17 a 6 no final do terceiro quarto e o quarterback Ryan Fitzpatrick sofreu um fumble que foi recuperado pela defesa do Patriots e recolocou o time no jogo (17 a 13). No fim do último quarto, vencendo por 20 a 13, o Jets errou na marcação quando o Patriots tentava o quarto passe para nove jardas. Brady encontrou Gronkowski e salvou a campanha. Na jogada seguinte, o astro acertou o seu único passe para TD e empatou o jogo em 20 a 20. 

Logo no primeiro ataque da prorrogação, o Jets matou a partida em dois lances. Uma recepção de 50 jardas de Enunwa e um passe de Fitzpatrick para Decker na endzone. O quarterbak Fitzpatrick teve números superiores aos de Brady:  26 passes em 41 tentativas, 296 jardas e três passes para TD. O marido de Gisele Bündchen fechou com 22 passes certos em 31, com 231 jardas, um TD e uma interceptação. 

O Jets só não está classificado porque o Steelers ainda pode alcançá-lo. O time da Terra do Aço perdeu para o Baltimore Ravens por 20 a 17,  e  está com 9 vitórias e 6 derrotas.  Na próxima rodada, a última da temporada regular, caso vença o Cleveland Browns fora de casa e o Jets perca para o eliminado Buffalo Bills, também fora de casa, o Steelers elimina o Verdão novaiorquino nos critérios de desempate. 

Adeus, campanha 100% 

Imbatível há 18 jogos, o Carolina Panthers entrou na rodada como o dono da terceira maior invencibilidade da história (o Colts de Peyton Manning em 2008/09 chegou a 23; o Patriots de Tom Brady alcançou 21 jogos sem perder em 2003/04). Mas não se saiu bem em Atlanta. A derrota por 20 a 13 não afetou o primeiro lugar geral do Panthers na NFC e ainda manteve o Falcons com pequena chance de classificação para os playoffs, já que o time foi para 8 vitórias e 7 derrotas. Para seguir vivo, o Atlanta Falcons precisará torcer pela derrota do Minnesota Vikings (que jogará na noite deste domingo contra o eliminado Giants) para chegar à última rodada com possibilidade de alcançar a repescagem. 

A defesa do Atlanta Falcons fez grande jogo, pressionando muito o quarteback do Carolina, Cam Newton. Para se ter ideia, o astro do Panthers fechou com apenas 17 passes certos em 30 e 142 jardas, sem TD. Por outro lado, o ataque do Falcons teve no wide receiver Julius Jones o seu herói. Quando restavam três minutos três minutos para o fim do terceiro quarto e o Atlanta perdia por 13 a 10, o quarterback Matt Russel acertou seu único passe para TD (70 jardas). O lançamento foi de 50 jardas para Julius Jones, que disputou a bola com dois marcadores, levou a melhor em lance cinematográfico e correu as 20 faltas restantes para colocar o placar em 14 a 10 e disparar como o recebedor com mais jardas da NFL nesta temporada (1722). 

O jogo seguiu em aberto até o fim, mas o Atlanta seguiu anulando o ataque rival e saiu com a vitória. Vale lembrar que o kicker do Atlanta, Shayne Graham, viveu o inferno e o céu. Cobrou possivelmente o pior field goal do ano (a bola nem sequer se aproximou do gol) e, no fim, acertou um field goal de 54 jardas, o mais longo de sua carreira, fechando o placar. 

OS JOGOS: 

Quinta-feira 
Oakland Raiders 23 x 20 San Diego Chargers 

Sábado 
Philadelphia Eagles 24 x 38 Washington Redskins 

Domingo 
Atlanta Falcons 20 x 13 Carolina Panthers 
Baltimore Ravens 20 x 17 Pittsburgh Steelers 
Buffalo Bills 16 x 6 Dallas Cowboys 
Detroit Lions 32 x 17 San Francisco 49Ers 
Kansas City Chiefs 17 x 13 Cleveland Browns 
Mimami Dolphins 12 x 18 Indianapolis Colts 
New York Jets 26 x 20 New England Patriots - na prorrogação 
Tampa Bay Buccaneers 21 x 26 Chicago Bears 
Tennessee Titans 34 x 6 Houston Texans 

Domingo (não encerrados) 

New Orleans Saints x Jacksonville Jaguars 
Arizona Cardinals x Green Bay Packers 
Seattle Seahawks x Saint Louis Rams 
Minnesota Vikings x New York Giants 

Segunda-feira 
Denver Broncos x Cincinnati Bengals 

Classificação 

AFC 

AFC Leste 
1º New England Patriots (12 vitórias e 3 derrotas) - Classificado para os playoffs 
2º New York Jets (10 vitórias e 5 derrotas) 
3º Buffalo Bills (7 vitórias e 8 derrotas) - Eliminado 
4º Miami Dolphins (5 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado 

AFC Norte 
1º Cincinnati Bengals (11 vitórias e 3 derrotas) - Classificado para os playoffs 
2º Pittsburgh Steelers (9 vitórias e 6 derrotas) 
3º Baltimore Ravens (5 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado 
4º Cleveland Browns (3 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado 

AFC Sul 
1º Houston Texans (8 vitórias e 7 derrotas) 
2º Indianapolis Colts (7 vitórias e 8 derrotas) 
3º Jacksonville Jaguars (5 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado 
4º Tennessee Titans (3 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado 

AFC Oeste 
1º Denver Broncos (10 vitórias e 4 derrotas) 
2º Kansas City Chiefs (10 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os Playoffs 
3º Oakland Raiders (7 vitórias e 8 derrotas) - Eliminado 
4º San Diego Chargers (4 vitórias e 11 derrotas) - Eliminado 



NFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar