09/09/2015

Wawrinka derrota Anderson e avança à semi no US Open

Não poderia haver momento mais oportuno para Stan Wawrinka encerrar a amarga série de quatro derrotas consecutivas para Kevin Anderson. O suíço jogou concentrado diante de um adversário que nem de longe lembrou o sul-africano que havia derrotado Andy Murray dois dias atrás em grande estilo. O cabeça 5 anotou as tranquilas parciais de 6/4, 6/4 e 6/0, e aguarda um possível duelo contra o amigo e compatriota Roger Federer.

Wawrinka faz uma temporada de excelentes campanhas nos quatro Grand Slam, o que justifica plenamente o fato de que voltará a figurar no top 4 do ranking mundial na próxima segunda-feira. Ele conquistou Roland Garros, foi semifinalista na Austrália e agora no US Open, além das quartas de final em Wimbledon. Apenas ele e o sérvio Novak Djokovic disputaram todas as quartas de final de Slam ao longo de 2015. Na verdade, Stan tem feito quartas nos últimos seis Slam e em oito dos últimos nove.

Esta será a segunda tentativa de Wawrinka atingir a final em Flushing Meadows. A outra aconteceu dois anos atrás, sendo derrotado em jogo duro de cinco sets pelo mesmo Djokovic. 

O duelo contra Anderson foi praticamente decidido no primeiro set. O sul-africano se manteve firme no saque e com bom trabalho no fundo de quadra e chegou a ter uma chance de quebra no quinto game. Não conseguiu e acabou perdendo o serviço no sétimo. Ainda teve chance de se recuperar, mas desperdiçou chance, e a confiança do suíço foi aumentando. Ele fez 5/3 com esforço, podia ter fechado já no game seguinte mas concluiu pouco depois.

O resultado influenciou no comportamento de Wawrinka, que passou a jogar cada vez mais solto. Sem dar oportunidades no seu saque, ele ameaçou Anderson no quinto e concretizou a quebra no nono game, disparando para uma vantagem enorme. Anderson cometeu duplas faltas, falhou no fundo e na rede, parecia exausto e sem motivação, o que permitiu ao suíço atingir a 42ª vitória em seus 54 jogos de 2015.

A estatística revela que Wawrinka sequer sacou bem, com 48% de aproveitamento do primeiro saque, mas perdeu apenas dois desses pontos e ainda fez seis aces. Cada tenista anotou 25 winners, porém Anderson cometeu quase três vezes mais erros (42 a 15). Tentou ainda ir à rede vezes vezes, ganhando 11 lances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar