Sempre reconhecido pelo poder de reação e a grande capacidade de vencer batalhas mentais dentro de quadra, Rafael Nadal mais uma vez creditou uma vitória difícil à boa condição psicológica. Apesar das oscilações da final de Hamburgo contra Fabio Fognini, o espanhol sente que a boa atitude fez a diferença.
"Foi uma partida dura, cheia de altos e baixos. Um típico jogo de saibro contra um adversário muito forte", disse Nadal, após a vitória por duplo 7/5 em jogo de 2h33 e 12 quebras de saque. "Acho que eu tive uma grande atitude em toda a partida, lutando por cada bola. Perdi as duas últimas vezes contra ele, então eu sabia que ia ser difícil", acrescentou o espanhol, que havia sido derrotado por Fognini no Rio de Janeiro e Barcelona este ano.
"Passei por alguns momentos difíceis em quadra, com oportunidades perdidas, mas cada vez que eu voltei e eu continuei lutando com a mentalidade certa. Estou muito feliz pela vitória. É uma importante vitória para mim", complementou o atual número 10 do mundo, que recupera uma posição no ranking da próxima semana.
Em uma temporada abaixo do que costuma apresentar, Nadal conquistou apenas seu terceiro título sendo o segundo no saibro. O triunfo em Hamburgo é ainda o primeiro ATP 500 que ele vence no ano, depois também ter levado a melhor em Buenos Aires e Stuttgart.
"Esses 500 pontos são muito importantes e este é um dos torneios mais prestigiados em toda história de nosso esporte, estou muito feliz", disse a respeito do evento, que teve sua 109ª edição em 2015. "Decidi vir para cá depois de uma campanha ruim em Wimbledon, então meu objetivo era jogar bem e conseguir um bom resultado", acrescentou, ao recordar a precoce eliminação na segunda rodada do Grand Slam britânico.
Os próximos desafios de Nadal serão no verão americano, em torneios que ele não pôde disputar no ano passado por conta de lesão no punho direito. Sem pontosa defender, o espanhol tem possibilidade real de recuperar terreno no ranking, além de somar uma quantidade favorável para se classificar para o ATP Finals. Na corrida para Londres, Nadal subirá do oitavo para o sexto lugar.
"Acabei de ganhar um título importante no saibro, meu maior deste ano e vou curtir um pouco o momento antes de começar a pensar nas quadras duras, comentou o espanhol, que deve seguir para os Masters 1000 de Montreal e Cincinnati antes do US Open.
"Agora a temporada de quadra dura-está começando, é uma história diferente. Mas, ao mesmo tempo, continuo com a mesma mentalidade e este título ajuda a ficar um pouco mais calmo e acrescentar alguns pontos para tentar terminar o ano no top 8 de novo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar