13/08/2015

Gulbis derrota Young e avança às 4ªs em Montreal


2015/gulbis/0813_montreal_defende_int.jpg

Aos poucos, Ernests Gulbis vai retomando a confiança e dando mostras do bom tênis que o levou ao top 10 do ranking no ano passado. Atual 87º colocado, o letão garantiu lugar nas quartas de final do Masters 1000 de Montreal ao derrotar o norte-americano Donald Young por duplo 6/4 em 1h22 de jogo.

Foi apenas a oitava vitória do letão no ano em chaves principais de ATP. Vindo do qualificatório em Montréal, Gulbis precisou ainda passar por duas rodadas durante o final de semana. Nesta sexta-feira, o letão terá a difícil missão de encarar o líder do ranking Novak Djokovic, contra quem venceu apenas uma vez em seis jogos. O único triunfo foi no distante janeiro de 2009.

Gulbis teve grande desempenho no saque no duelo contra Young, cedendo apenas oito pontos em seu serviço, dois no primeiro set e seis no segundo. Em aproveitamento, foram 91% de pontos com primeiro saque, 72% com o segundo e 84% de maneira geral no serviço. Gulbis terminou o jogo com 11 aces, 27 winners e 27 erros não-forçados.

O letão aproveitou os dois break points que teve, no começo de cada set para abrir quebras de vantagem contra o rival. No sétimo game do segundo set, o letão chegou a ter outros break points não aproveitados. Naquele momento, ele só havia perdido dois pontos no serviço em toda a partida, mas teve dificuldades para confirmar o game seguinte, salvando um break point após sequência de três bons saques. A vitória foi confirmada dois games mais tarde.

A boa campanha em Montréal já garante um salto de quase vinte posições ao letão de 26 anos, que aparece provisoriamente no 69º lugar do ranking. Caso consiga surpreender Djokovic na sexta-feira, o ganho seria ainda maior e Gulbis voltaria ao grupo dos cinquenta melhores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar