27/08/2015

Clezar vence Almagro e vai à 3ª rodada do quali do US Open

Aos 22 anos, Guilherme Clezar conseguiu nesta quinta-feira a maior vitória de sua carreira. O jovem gaúcho, 168º do ranking, derrotou o ex-top 10 Nicolás Almagro por 7/6 (9-7), 4/6 e 6/4 e avançou à terceira e última rodada do qualificatório para o US Open.

Tentando entrar na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez, Clezar joga nesta sexta contra o australiano John-Patrick Smith, 121º do mundo em duelo inédito. Esta é apenas a segunda vez que o gaúcho de Porto Alegre chega à fase final do quali de um Slam, repetindo o resultado de Roland Garros deste ano.

A preparação de Clezar para o quali do US Open foi diferente neste ano em relação às temporadas anteriores. Ele optou por jogar uma série de torneios challenger nos Estados Unidos e até mesmo o quali para o ATP 500 de Washington. Ele fez sete partidas preparatórias nesse período, com três vitórias e quatro derrotas.

Almagro começou melhor na partida, largando com 2/0, mas permitiu reação imdiata ao gaúcho. Os dois seguiram até o fim do set cedendo poucas chances em seu saque. Pressionado no 12º game, com placar em 5/6, Clezar salvou um set point e forçou o tiebreak. No desempate, o espanhol começou melhor e teve outras três oportunidades de fechar o set, que não foram concretizadas.

O segundo set teve apenas uma quebra, a favor do experiente espanhol no quinto game. Almagro chegou ao momento de sacar para o set sem ter enfrentado nenhuma oportunidade de quebra, mas teve que evitar três break points antes de fechar o set. A última parcial também foi decidida nos detalhes, sem chances de quebra por oito games. Clezar salvou dois break points com placar empatado por 4/4 e na sequência quebrou o saque de Almagro para confirmar a grande vitória.

O experiente Almagro, de 30 anos, teve uma queda acentuada no ranking desde a temporada de saibro do ano passado, quando abandonou em Roland Garros por lesão no pé esquerdo e ficou sete meses afastado, depois de passar por cirurgia em 30 de julho. Ele voltou em janeiro, fora do top 70 e saiu do top 100 após frequentes eliminações precoces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar