19/07/2015

Rublev bate Andújar e a Rússia volta ao Grupo Mundial da Copa Davis

A “Armada Espanhola” irá amargar mais um ano fora do Grupo Mundial da Copa Davis. Depois de abrir 2 a 0 contra os russos em Vladivostok, na sexta-feira, a equipe deixou a vitória escapar no sábado, com a dupla superada em cinco sets, e Tommy Robredo e Pablo Andújar foram surpreendidos neste domingo.

No primeiro jogo do dia, Evgeny Donskoy substituiu Karen Khachanov e obteve apenas o seu terceiro triunfo em simples na Davis. O jogador de 25 anos, atual 178 do mundo, surpreendeu Robredo, 21º, com parciais de 6/3, 5/7, 6/2 e 7/6 (7-3).

O ponto decisivo coube ao jovem Andrey Rublev, de apenas 17 anos, que foi titular da equipe pela primeira vez. O ex-líder do ranking juvenil, que na sexta perdeu para Robredo, se tornou o herói nacional ao bater Andújar em sets diretos, 6/4, 7/6 (7-4) e 6/3.

Os espanhóis vivem um ano conturbado fora de quadra. O presidente da Federação deixou o cargo após denúncias e acusações de falta de transparência, os jogadores preparavam um boicote à Davis se Gala León fosse mantida no cargo de capitã e, às vésperas do confronto, a Federação recuou. A ex-jogadora Conchita Martínez assumiu o cargo temporariamente e conseguiu reunir, além de Robredo e Andújar, os duplistas Marc Lopez e David Marrero. David Ferrer também jogaria, mas foi substituído por Robredo porque ainda se recupera de lesão no cotovelo.

A Espanha ainda corre o risco de amargar o segundo rebaixamento seguido e ter que disputar o Grupo II em 2016. Entre 18 e 20 de setembro, a equipe enfrenta a Dinamarca fora de casa. Se vencer, permanece no Grupo I. Se perder, faria mais um confronto, no final de outubro, e com nova derrota seria rebaixada. A repescagem entre 30 de outubro e 1 de novembro seria contra a Suécia.

A Rússia não disputa o Grupo Mundial desde 2012, quando foi rebaixada pelo Brasil em São José do Rio Preto. A derrota espanhola “ajuda” a Alemanha, que deve ser cabeça de chave no sorteio para a repescagem, assim como o Brasil. O pote com possíveis adversários da equipe brasileira já tem Rússia, Colômbia, Índia e Uzbequistão. Para garantir vaga nos playoffs, Holanda, Eslováquia, Polônia e República Dominicana só precisam de uma vitória neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar