12/07/2015

Opelka vence Ymer e conquista título juvenil de Wimbledon


2015/juvenis_estrangeiros/reilly_opelka_trofeu_wim_int.jpg

Aos 17 anos e com altura para jogar na NBA, o norte-americano Reilly Opelka conquistou neste domingo o título juvenil de Wimbledon, ao derrotar o sueco Mikael Ymer, um ano mais jovem, com as parciais de 7/6 (7-5) e 6/4. Com 2,08m, o mesmo que John Isner, ele sequer figurava entre os cabeças de chave, embora seja 18º do ranking juvenil. Segundo a Federação Internacional, ele está entre os tenistas mais altos a vencer Wimbledon em qualquer nível.

Opelka disparou 15 aces e obteve acerto de 63% de seu primeiro saque e vencendo nada menos que 86% deles. Não encarou um único break-point contra Ymer, irmão mais novo de outro adolescente promissor, Elias, que disputou a chave principal do Grand Slam britânico. O norte-americano chegou a anotar serviços acima dos 215 km/h e ainda mostrou bom jogo de rede, tendo vencido 22 de 37 tentativas. No total, somou 41 winners.

Quadrifinalista de Roland Garros, Opelka é o terceiro americano a ganhar o troféu juvenil de Wimbledon, depois de Donald Young e Noah Rubin. Entre os grandes nomes, os que obtiveram maior sucesso no profissional foram Bjorn Borg, Stefan Edberg e Roger Federer. 

Logo depois, em duplas, ele e o japonês Akira Santillan foram derrotados por uma inesperada parceria formada pelo vietnamita Nam Hoang Ly e pelo indiano Sumit Nagal, por 7/6 (7-4) e 6/4.

A chave feminina viu uma final toda russa e também a conquista de uma jogadora que não figurava entre as cabeças de chave: Sofya Zhuk derrotou Anna Blinkova, por 7/5 e 6/4. Em duplas, as húngaras Dalma Galfi e Fanni Stollar ganharam da bielo-russa Vera Lapko e da eslovaca Tereza Mihalikova, por 6/3 e 6/2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar