04/07/2015

Federer supera Groth e vai às oitavas em Londres pela 13ª vez

Diante de um dos principais sacadores da atualidade, o suíço Roger Federer fez de seu próprio serviço a grande arma na terceira rodada de Wimbledon, neste sábado. Sem enfrentar break points, o heptacampeão perdeu um tiebreak, mas confirmou o favoritismo e despachou o australiano Sam Groth, 69º do mundo, em quatro sets, com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (5-7) e 6/2.

Em sua 17ª aparição no All england Club, o suíço está nas oitavas de final pela 13ª vez. Seu próximo adversário será o espanhol Roberto Bautista, cabeça 20, para quem nunca perdeu sets. Eles se enfrentaram duas vezes, no piso duro do US Open e do Masters 1000 de Xangai, em 2014.

Campeão do ATP 500 de Halle há duas semanas, Federer somou a oitava vitória seguida na grama com o 139º triunfo na carreira nesse piso – é o líder entre os jogadores em atividade. O atleta de 33 anos passou sem sustos pela primeira semana do torneio e segue em busca do 18º Grand Slam e do inédito octa em Wimbledon, que nenhum jogador conquistou na história.

O estilo de Groth, baseado no serviço e em muitas subidas à rede, não incomodou Federer. Dono do saque mais rápido já registrado, o australiano de 1,93m marcou o segundo serviço mais rápido de Wimbledon, ainda no primeiro set, a 147 milhas por hora (236 km/h). O suíço se manteve tranquilo em seus games, quando o rival aceitava trocar bolas no fundo da quadra, e aproveitou as poucas chances que teve.

No primeiro game que enfrentou break points, Groth precisou do segundo serviço em duas ocasiões e errou um voleio para ver o suíço abrir 3/2. A segunda quebra, no game inicial do segundo set, deixou Federer ainda mais à vontade para se preocupar apenas com os seus serviços e administrar a vantagem.

O terceiro set continuou no mesmo ritmo, mas o ex-número 1 não aproveitou os break points – um no terceiro game e outro no nono. No tiebreak, uma dupla falta em 3-3 acabou lhe custando a parcial. As devoluções voltaram a funcionar no início do quarto set e Federer largou com 2/0 após uma passada. Pressionado no game seguinte, o suíço arriscou um saque e voleio com o segundo serviço, em 40-40, e seguiu firme até confirmar a vitória, quebrando no último game, após 2h16.

Mesmo sem a quantidade de aces de Groth (21 a 17), os números de Federer com o serviço impressionam. Ele cedeu apenas sete pontos com o primeiro saque (90% de aproveitamento) e quando precisou do segundo venceu 68% dos pontos. No total, levou a melhor em 88 dos 108 pontos com o serviço (81%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar