14/06/2015

Nadal vence Monfils e faz final em Stuttgart

O espanhol Rafael Nadal continua sua boa semana sobre a grama de Stuttgart e, jogando cada vez melhor, passou com facilidade neste sábado pelo francês Gael Monfils, anotando parciais de 6/3 e 6/4. Ele buscará seu segundo troféu da temporada contra o vencedor da partida seguinte entre o croata Marin Cilic e o sérvio Victor Troicki.

Nadal disputará a 95ª final de sua carreira, a sétima na grama e a primeira no piso desde a derrota em Wimbledon em 2011. Sua mais recente conquista sobre a superfície havia acontecido um ano antes, também em Wimbledon. No geral, Rafa soma 65 conquistas, o que é a quinta maior coleção da Era Profissional. Ele já ganhou o ATP de Stuttgart duas vezes, porém sobre o saibro.

O jogo deste sábado começou com longas trocas de bola e um primeiro game longo, em que Nadal precisou salvar três break-points. Em seguida, foi o francês quem teve dificuldades para confirmar o serviço, mas as falhas constantes de Monfils levaram à quebra fundamental no sexto game. O espanhol se mostra não apenas mais consistente, porém também agressivo e confirmou seus dois saques seguintes.

A segunda série veio mais equilibrada e o francês desperdiçou chance fundamental no quarto game, quando poderia ter obtido a quebra. Por fim, jogou muito mal no nono game, incluindo um voleio facílimo, e abriu a porta para que Nadal completasse o placar após 1h20 de trabalho. Com isso, aumenta o placar pessoal contra Monfils para 11 a 2.

A estatística da partida mostra que Nadal acertou 61% do primeiro saque, mas teve excelente aproveitamento com o segundo serviço, tendo vencido todos os pontos. Outro quesito importante foi a devolução, com 37% de sucesso.

Apesar da boa campanha em Stuttgart, Nadal ainda não tem qualquer chance de recuperação no ranking. O atual número 10 do mundo se mantém cerca de 500 pontos atrás do croata Marin Cilic, que também faz boa campanha e está nas semifinais do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar