Mais uma vez, o potente saque de Ivo Karlovic fez a diferença. Disparando incríveis 45 aces, o gigante croata de 2,11m eliminou o número 6 do mundo Tomas Berdych e garantiu lugar na semifinal do ATP 500 de Halle, em quadras de grama ao marcar 7/5, 6/7 (10-8) e 6/3 em 2h11 de disputa.
Os 45 aces são recorde em jogos masculinos de três sets, superando a marca anterior que pertencia ao próprio Karlovic, que disparou 44 no jogo contra o alemão Daniel Brands, pelo ATP de Zagreb no ano passado. Na segunda-feira, a alemã Sabine Lisicki bateu o recorde feminino com 27 aces no jogo contra Belinda Bencic em Birmingham.
Atual 27º colocado, o experiente croata de 36 anos marcou sua 18ª vitória contra um top 10 do ranking. Karlovic agora espera o duelo entre Roger Federer e Florian Mayer. Ele venceu o suíço apenas uma vez em 13 jogos, e lidera o histórico contra Mayer por 2 a 1.
O primeiro set foi de domínio dos sacadores. Nos oito games iniciais, Berdych havia cedido só três pontos no saque, enquanto Karlovic não perdera nenhum. O empate permaneceu no 5/5 com o tcheco apenas ganhando dois pontos na devolução.
Quando o roteiro de um tiebreak já estava desenhado, Berdych fez um game de serviço muito abaixo de seu nível com três erros não-forçados e uma dupla-falta. Nem mesmo dois winners de devolução no último game do set foram suficientes para o tcheco.
Pouca coisa mudou no começo do segundo set, que teve sete games muito rápidos com pontos decididos, ou no saque ou na segunda bola. Já no oitavo game, Karlovic enfrentou os dois primeiros break points no jogo e saiu de ambos com aces, um deles com segundo serviço.
Diferente do primeiro set, a definição foi mesmo no tiebreak. Berdych saiu na frente após um voleio errado por Karlovic logo no segundo ponto, o croata reagiu ao salvar dois set points com o saque e contar com dupla-falta do tcheco para empatar. Foi a vez, então, de Karlovic ter um match point, salvo com um ótimo saque de Berdych. Dois pontos depois, o número 6 do mundo ganhou uma disputa na rede e forçou o terceiro set.
Um game ruim do tcheco no início do terceiro set foi o suficiente para que Karlovic agarrasse a vantagem. Berdych logo se viu perdendo por 4/1, mas não teve como reagir no jogo, até porque seu único break point no set foi salvo com um ace. Karlovic manteve-se firme no saque e chegou à sua quinta vitória em oito jogos no confronto direto.
Os números da partida mostram outro aspecto importante no jogo de Karlovic, uma vez que o croata subiu 32 vezes à rede, faturando 16 pontos. O croata terminou com 61 winners (conta que já inclui os aces). Isso mostra o quanto ele evitou que Berdych estivesse confortável para imprimir seus potentes golpes do fundo de quadra. Quando não havia possibilidade de definir no saque ou mesmo nos games de devolução, Karlovic arriscou-se na rede e teve bom desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar