13/06/2015

Eliminatórias da Euro 2016: Alemanha massacra Gilbratar e assume vice-liderança do Grupo D

De um lado, a poderosa Alemanha tetracampeã do mundo. Do outro, a novata seleção de Gibraltar, que só conseguiu se filiar à Uefa em 2013. Surpreendentemente, a goleada alemã por 7 a 0 pode passar uma ideia equivocada sobre o duelo, que teve o time de Gibraltar segurando os visitantes com muita eficiência durante o primeiro tempo nas Eliminatórias da Euro 2016. A blitz alemã ocorreu inteiramente no segundo tempo, no qual anotou cinco de seus gols.

Com a vitória, a Alemanha é a vice-líder do grupo D com 13 pontos somados, apenas um a menos do que a primeira colocada Polônia. Já a seleção de Gibraltar amarga a lanterna, com nenhum ponto somado.

O jogo - Durante a semana, as principais casas de apostas da Europa apontavam imenso favoritismo da Alemanha de Joachim Low, com previsões de goleadas e até a repetição do histórico placar de 7 a 1, aplicado sobre o Brasil na Copa do Mundo de 2014. Igualmente confiante, a torcida alemã deve ter celebrado logo aos nove minutos de jogo, quando o zagueiro Rudy invadiu a área e foi derrubado por Jake Gosling. Atento, o árbitro Clayton Pisani assinalou o pênalti.

A cobrança, no entanto, só conseguiu animar ainda mais a festa dos gibraltinos, que já pareciam empolgados somente pelo fato de enfrentar a tetracampeã mundial em seus domínios. Responsável pela batida, Schweinsteiger foi tranquilo e escolheu o canto esquerdo do goleiro Jordan Perez, que viveu um momento digno de Manuel Neuer e defendeu com categoria.

Mais uma vez displicente, o volante do Bayern de Munique parou um ataque da equipe anfitriã cometendo faltas sobre Payas na entrada da área. Sozinho para a cobrança como o único homem de bola parada de Gibraltar, o próprio jogador bateu com efeito mirando o ângulo esquerdo, exigindo que Romam Weidenfeller fizesse a ponte para espalmar. Após os primeiros sustos impostos pelo time da casa, a festa alemã enfim veio aos 28 minutos.

A jogada começou com Mario Gotze na intermediária, aplicando metade de um chapéu sobre o marcador. O jovem meio-campista - autor do gol do título mundial da Alemanha contra a Argentina, em julho passado - foi derrubado e ficou sentindo dores, mas Schurrle não parou o jogo e avançou para a área, tocando na saída de Perez. O goleiro gibraltino, desta vez, nada pôde fazer para evitar o gol. Mesmo assim, o time da casa não se intimidou e foi ao ataque dois minutos depois, pela esquerda. Após cruzamento, o meia Jake Gosling chutou de primeira e obrigou Weidenfeller a fazer milagre, no susto.

Na volta para o segundo tempo, a Alemanha não demorou a ampliar a vantagem no marcador, embora ainda não estivesse correspondendo às expectativas de goleada. Aos três minutos, Ozil recebeu pela direita e tocou para Max Kruse, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Quatro minutos depois, o próprio Kruse lançou Gundogan entre o miolo de zaga e viu o colega de equipe tocar na saída de Perez para fazer o terceiro.

Na marca dos 12 minutos, Ozil dominou pela direita, passou o pé sobre a bola e rolou para Bellarabi, que chegava por trás. Com categoria, o meia colocou no cantinho esquerdo do goleiro gibraltino. Logo depois, aos 20, Schurrle aproveitou um rebote dentro da área e anotou o quinto. Por fim, aos 27, o meia do Wolfsburg voltou a balançar a rede após passe de Ozil, marcando o sexto. Por fim, aos 36, Max Kruse pegou de primeira na entrada da área e acertou o meio do gol, fechando a conta em 7 a 0 e definitivamente calando a torcida de Gibraltar, já não mais empolgada pelo bom momento na primeira etapa.

Confira a lista de resultados deste sábado, válidos pelas Eliminatórias da Euro 2016:

15h45 - Dinamarca 2 x 0 Sérvia 
15h45 - Gibraltar 0 x 7 Alemanha 
15h45 - Ilhas Faroé 2 x 1 Grécia 
15h45 - Irlanda do Norte 0 x 0 Romênia

Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar