O suíço Roger Federer voltou a precisar de três sets no ATP 250 de Istambul, abusando dos erros no início do jogo, mas garantiu vaga na 128ª final da carreira. O número 2 do mundo e cabeça de chave 1 espantou a “zebra” ao virar diante do argentino Diego Schwartzman, 63º, com parciais de 2/6, 6/2 e 7/5.
Campeão em Brisbane e Dubai, Federer alcança a quarta final na temporada. Neste domingo, o ex-número 1 do mundo joga pelo 85º título e o primeiro no saibro desde o Masters 1000 de Madri, em 2012.
Seu adversário na final será o uruguaio Pablo Cuevas, 23º do mundo e cabeça de chave 3. O algoz de Thomaz Bellucci nas quartas conseguiu cinco quebras de saque diante do búlgaro Grigor Dimitrov, 11º, e marcou 6/2 e 6/4 em 1h15. O duelo é inédito no circuito.
Apesar da derrota, Schwartzman irá ao menos igualar seu melhor ranking (58º) na próxima segunda-feira. O argentino de 22 anos nunca havia alcançado as quartas de final de um ATP até a inesperada semi no saibro turco.
Assim como na sexta-feira, Federer errou demais e fez um primeiro set abaixo do esperado. O suíço sequer criou oportunidades de quebra, perdeu dois games de saque diante de um rival muito sólido nas trocas de bola e se viu atrás após 30 minutos.
Ainda com aproveitamento de primeiro serviço mediano (pouco acima de 50%), Federer começou a controlar a situação no segundo set. Schwartzman passou a errar mais e sofreu com a agressividade do suíço em seu segundo saque, além de variações com slice no meio dos ralis. Com break points em quatro games, o ex-número 1 aproveitou duas chances e devolveu o placar do primeiro set.
O jogo parecia caminhar para mais um set seguro de Federer, que confirmava os serviços sem sustos. Porém, o argentino se mantinha firme do fundo de quadra, salvando uma chance de quebra no segundo game. O suíço também correu riscos ao enfrentar dois break points em game que liderava por 40-15, em 2/2.
Sem novas oportunidades, Schwartzman sacou pressionado em 4/5 e foi corajoso para salvar um match point, com um winner de backhand na paralela. Dois games depois, porém, o argentino perdeu o serviço e o jogo com um forehand inside-out após 1h55 de uma grande atuação, deixando a quadra ovacionado pela torcida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar