Para comemorar o retorno ao top 40 do ranking após a conquista de seu quarto troféu de ATP, o canhoto paulista Thomaz Bellucci atropelou o australiano Marinko Matosevic em sua estreia de Roland Garros. Sólido no fundo de quadra e com bom saque, o brasileiro anotou as parciais de 6/1, 6/2 e 6/4, em partida de 1h30.
O grande desafio de quarta-feira será o japonês e atual 5º do mundo Kei Nishikori. Bellucci tem até hoje apenas cinco vitórias em 29 duelos diante de adversários de nível top 10, a mais recente delas em julho de 2012. Contra os cinco mais bem colocados, venceu apenas um de 13 jogos, diante de Andy Murray, no saibro de Madri, em 2011.
Nishikori não tem um grande histórico em Roland Garros. Sua única campanha de destaque foram as oitavas de final de 2013, superado por Rafael Nadal com facilidade. No ano passado, sequer passou da estreia, surpreendido pelo canhoto eslovaco Martin Klizan. No geral, o japonês ganhou seis de suas 10 partidas no saibro parisiense.
O brasileiro também tem uma presença nas oitavas de Paris, em 2010, quando também caiu diante de Nadal. Esta é sua sétima presença na chave principal do Slam francês, contabilizando sete vitórias em 13 partidas realizadas. No ano passado, eliminou Benjamin Becker e caiu diante do italiano Fabio Fognini, então 15º do ranking.
Não fosse um game de serviço perdido e os dois primeiros sets de Bellucci teriam sido quase perfeitos diante de Matosevic, um tenista que não vence no saibro há 12 meses e chegou a Paris com apenas três vitórias em 15 exibições na temporada. Forçando as trocas diante de um adversário apressado, o brasileiro fez 6/1 e 1/0 antes de vacilar com seu saque, mas depois voltou a quebrar duas vezes.
No geral, esta foi a 18ª vitória de Bellucci em torneios de nível Grand Slam, onde soma 24 derrotas. No saibro, considerando-se apenas torneios de primeira linha, ele atinge agora 101 triunfos em 169 tentativas, chegando perto dos 60% de produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar