22/11/2014

Clezer derrota Estrella e faz final em São Paulo

Em um emocionante jogo de 3h11min e com direito a três tie-breaks, o gaúcho Guilherme Clezar, número 8 do Brasil e 331º do mundo, derrotou o dominicano Victor Estrella Burgos, número 80 do mundo, por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (4), 6/7 (0) e 7/6 (12), na semifinal do Challenger Finals, no clube Pinheiros, em São Paulo. Na decisão deste domingo, às 17h (de Brasília), o brasileiro vai encarar o argentino Diego Schwartzman (77º), que bateu o italiano Simone Bolelli, 60º da lista da ATP e primeiro cabeça de chave, por 2 sets 0, com parciais de 6/4 e 7/5, na partida anterior. 
Convidado pela organização da competição, Clezar, de 21 anos, alcançou a sua primeira decisão na temporada. O jovem tenista, cujo melhor ranking na carreira é a 156ª colocação em novembro de 2013, tinha como melhor resultado a semifinal no Challenger de San Marino, em agosto, quando caiu diante do croata Antonio Veic.
- Não sei se é a maior vitória da minha carreira, mas foi uma boa vitória, em um torneio importante. Estou muito contente, estava focado no meu jogo. Conheço o Estrella há muito tempo, sei que ele luta o tempo todo, não é à toa que está entre os 100 melhores do mundo. Ele tem um bom jogo, mas é muito brigador, essa é a principal virtude dele. Tive que me manter firme hoje. Por incrível que pareça, eu estava tranquilo. Estava uma atmosfera legal, consegui tirar proveito disso e isso me fez ficar com uma energia legal, sempre com a energia alta. Isso fez bastante diferença para fazer meus golpes mais tranquilamente - afirmou Clezar.
Guilherme Clezar Challenger Finals São Paulo semifinal (Foto: Marcello Zambrana/Divulgação)Guilherme Clezar vibra com vitória sobre Victor Estrella Burgos na semifinal (Foto: Marcello Zambrana/Divulgação)
O equilíbrio foi a grande tônica da partida no Pinheiros. Mais experiente, Burgos, de 34 anos, pressionava bastante o brasileiro. Mas, com bons golpes, Clezar não deu moleza e acabou levando a melhor no primeiro set, após um disputado tie-break. No segundo set, o jogo foi novamente lá e cá. Porém, após igualdade em 6/6, o gringo fez um desempate impecável e venceu por 7 a 0 para empatar a partida em 1 set a 1.
No último e decisivo set, nenhum tenista sequer uma chance de quebrar o serviço do oponente. Ambos tinham belo aproveitamento do primeiro serviço, dificultando bastante a recepção. Assim, o set caminhou novamente para mais um tie-break. No desempate, Clezar desperdiçou quarto match points e Burgos desperdiçou três. Na quinta oportunidade de fechar o jogo, porém, o gaúcho contou com uma bola para fora do dominicano e vibrou muito ao vencer o terceiro tie-break da partida por 13 a 12 e o jogo por 2 sets a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar