08/08/2014

Tsonga vence Murray e faz semi em Toronto

Jo-Wilfried Tsonga, número 15 do ranking, manteve o embalo após superar o número 1 do mundo, Novak Djokovic, ao vencer, na tarde desta sexta-feira, o britânico Andy Murray, nono colocado, nas quartas de final do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, evento no piso duro.

O francês, cabeça de chave 13, superou o rival por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/5) 4/6 6/4 após 2h18min. 

Tsonga jogará sua terceira semifinal no Masters canadense, a primeira em Toronto - parou nesta fase em Montreal em 2009 e 2011 - e lutará por sua terceira decisão deste tipo de evento que só perde em importância para os Grand Slams. Ele foi campeão em Paris 2008 e vice no mesmo local três temporadas mais tarde. 

Seu rival será o búlgaro Grigor Dimitrov, oitavo, que marcou 5/7 7/5 7/6 (8/6) no sul-africano Kevin Anderson, 2,03m e 21º. 

Enquanto isso, Murray amarga mais uma eliminação antes da final que não alcança desde Wimbledon, em julho do ano passado. Nesse meio tempo ele ficou alguns meses fora após pequena cirurgia nas costas no fim de setembro do ano passado. 

O jogo 

Os saques falaram mais alto na primeira etapa com ambos confirmando e cedendo poucos break-points, um para cada lado. No tie-break, Tsonga abriu uma miniquebra com 4 a 2, permitiu o empate, mas conseguiu a vitória abrindo 6 a 4 e despachando um ace por 7/6 (7/5) onde marcou 20 bolas vencedoras. 

Na segunda etapa tudo caminhava novamente igual até no 4/4 Tsonga perder dois breaks jogando de forma passiva. Murray então fez 12 pontos seguidos se aproveitando da oscilação de Jo e com uma qebra fechou por 6/4. 

A viagem do francês durou mais três games e Murray, com o apoio do corpo técnico e da treinadora Amelie Mauresmo, ex-número 1 do feminino, abriu 3/0. Eis que Andy cometeu uma série de erros no quinto game e Tsonga veio babando em devolução firme para devolver a quebra e igualar. O francês abriu 15/40 no 4/4, desperdiçou chance incrível com smash não finalizado, golpe de vista ruim e um bom ponto de Murray. Mas na outra oportunidade foi pra cima, quebrou e vibrou. Ele então não bobeou mais e com aces fechou o jogo por 6/4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar